Formação

São Mateus Apóstolo, um grande “ocupado” que deixou tudo e seguiu Jesus

Santo, Evangelista ou Apóstolo é, pelo relato dos Padres da Igreja, o autor do Evangelho de Mateus e um dos Doze Apóstolos. Adicionalmente, Jerónimo e Eusébio de Cesareia citam Mateus como autor do Evangelho dos Hebreus.

comshalom

Hoje vamos recordar com amor a vida e o testemunho de um privilegiado. Sim, privilegiado, não só porque foi um grande santo, mas porque teve a graça de ver e ouvir Jesus ao vivo e a cores, São Mateus Apóstolo. Esse servo é o autor do primeiro dos três Evangelhos sinóticos, os outros são os de Marcos e Lucas. São chamados assim, pois apresentam os fatos da vida e da missão de Jesus de forma semelhante. O não sinótico é o Evangelho segundo João.

Na sua versão, Mateus apresenta Jesus com o título de Emanuel, que significa “Deus está conosco” (cf. Mt 1,23). São Mateus, também chamado Levi, é filho de Alfeu, conforme os relatos de Marcos e Lucas (Mc 2,14 e Lc 5,27). Antes de experimentar a misericórdia de Deus por meio de Jesus, Mateus desempenhava o oficio de coletor de impostos do povo judeu, durante a dominação romana. Ele realizava seu trabalho em Cafarnaum, uma cidade marítima
da Galileia, situada na região da Palestina.

Seu primeiro encontro com Jesus 

Seu primeiro encontro com Jesus ocorreu no seu horário de trabalho: “Saindo daí, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e lhe disse: ‘segue-me!’ Ele se levantou e seguiu Jesus” (Mt 9,9). Isso é bem significativo, pois Mateus seguiu Jesus não porque não tinha o que fazer, como se fosse um desocupado. Por virtude da graça, ele pôde ver em Jesus um valor tão imenso, que justificava deixar todas as outras coisas importantes em segundo plano. Sua alegria foi tão profunda, que preparou em sua casa um grande banquete para o Senhor.

Mateus foi estratégico nesse convite, pois chamou também outras pessoas necessitadas para que, como ele, pudessem ver e ouvir o Mestre: “Estava aí uma numerosa multidão de cobradores de impostos e outras pessoas, sentadas à mesa com eles” (Lc 5, 27).

Mateus, como sabemos, tinha uma ocupação desprezada pelo povo judeu, pois servir ao Império Romano na cobrança de impostos e, muitas vezes, até superfaturá-los para lucro pessoal, era considerada como uma traição à sua raça. Os fariseus, assim, criticavam Jesus por vê-lo à mesa com pecadores como esse. Entretanto, o Mestre, sábio como sempre, respondeu dando-lhes uma profunda lição: “Não vim chamar justos, mas pecadores ao
arrependimento” (Lc 5,29).


O Evangelho segundo Mateus 

O Evangelho de Mateus, denominado “Primeiro Evangelho”, logo no início apresenta Jesus como o Mestre que veio realizar a justiça. Relata ainda com grande riqueza de detalhes a morte e a ressurreição de Jesus. Sua versão das ações do Filho de Deus é organizada em cinco livretos, cada um contendo narrativas seguidas de um discurso explicativo sobre as próprias ideias narradas. Fora dos relatos evangélicos, Eusébio de Cesareia diz, em sua obra
“História da Igreja”, que a única referência a respeito de Mateus é uma citação do bispo Papias
de Hierápolis, do século II.

Consumação de sua oferta de vida 

A respeito da morte deste Apóstolo, existem algumas versões. Uma delas é que teria morrido apedrejado, decapitado e queimado na Etiópia, defendendo Santa Efigênia. Suas relíquias teriam sido encontradas em 1080 e levadas para a cidade italiana de Salerno, onde até hoje se encontram e são consideradas pelos mais piedosos como autênticas.
Que pela intercessão deste grande seguidor de Jesus, Deus abençoe todos os evangelizadores, sacerdotes e leigos, para que possam anunciar o Shalom do Pai incansavelmente.

São Mateus Apóstolo, rogai por nós!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.