Formação

São Zacarias, pai de um grande servo do Senhor

Zacarias foi, segundo a Bíblia, um sacerdote do Templo de Jerusalém, pai de João Batista e esposo de Isabel. É um profeta Bíblico. Entretanto, é considerado pelos muçulmanos como um dos profetas no Alcorão, onde é mencionado como o protetor de Maria, mãe de Jesus

comshalom

Hoje dia 06 fazemos memória de um servo temente a Deus, que viveu profundas experiências de provações e vacilos, mas que, após ser formado pelo Senhor, tornou-se instrumento de sua graça.

Trata-se de São Zacarias, esposo de Santa Isabel, pai de São João Batista. Como sabemos, João é aquele que teria a especial missão de fazer o prelúdio da vinda do Senhor, de preparar o início da vida pública de Jesus, o Shalom de Deus no mundo. Ele abriria corações para receber essa Paz completa do Senhor, prometida a Israel desde os profetas. Essa missão de João se concretizou na famosa cena do rio Jordão, onde Jesus pediu para ser batizado por ele (cf. Mt 03,13-17).

Marido e pai temente a Deus

 
Segundo os relatos do Evangelho de Lucas, Zacarias e sua esposa Isabel eram justos e tementes a Deus. Tanto que, em total comunhão, seguiam todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Hoje em dia, infelizmente, apesar dos avanços da ciência, da medicina, etc… muitos casais ainda sofrem devido aos casos de infertilidade. No tempo de Zacarias e Isabel mais ainda, pois além da dor pessoal de não poder gerar um filho biológico, teriam ainda que suportar o olhar de desprezo da sociedade, devido ao conceito de benção e maldição que vigorava na época.

Naquela mentalidade judaica, ser estéril era um sinal de que o casal, mas principalmente a mulher, era uma amaldiçoada. No caso de Zacarias e Isabel, havia mais um fator agravante, a idade dos dois já era avançada. Deus, porém, tendo em vista a também a salvação do mundo, realizou um grande e extraordinário milagre, fazendo Isabel ficar grávida, mesmo contra toda natural possibilidade.

Por meio desse ato, o Criador fez brotar vida e fecundidade onde, diante dos homens, só havia esterilidade e infertilidade e dor.

Vacilos iniciais desse servo, diante dos feitos de Deus

O coração do ser humano, porém, é, muitas vezes, um espaço de contradição. Mesmo diante da mensagem do Arcanjo, o piedoso marido Zacarias vacilou com suspeitas em seu coração, sobre o anúncio da gravidez da esposa. Por causa de sua falta de confiança no Senhor, este resolveu dar-lhe uma boa e pedagógica lição. Segundo as narrativas do Evangelho, Ele ficou completamente mudo até o dia do nascimento do pequeno João.

Quando seu filho nasceu, ele foi interrogado sobre o nome do bebê e escreveu numa tábua o nome que o Anjo do Senhor havia orientado: “João, será o seu nome” (Jo 1,13). Após esse gesto, diz a narrativa bíblica que, no mesmo instante, Zacarias voltou a falar e começou a louvar a Deus (cf. Lc 1,64).

Não se sabe ao certo quando Zacarias faleceu, alguns sugerem que tenha sido no ano 12 d.C., o fato é que tinha idade muito avançada. João teria por volta de 18 ou 19 anos. Já de acordo com o protoevangelho de Tiago, ele teria vivido no máximo até o nascimento de Jesus. O fato é que ele foi um grande instrumento de proteção do pequeno João Batista, diante do exército assassino, que havia recebido ordens de Herodes para perseguir e matar as crianças em Belém. Acredita-se que Zacarias tenha sido sepultado na Grande Mesquita de Aleppo, na região da Síria.

Que Deus abençoe, por sua intercessão, todos os pais. Principalmente casais que por algum fator se veem impossibilitados de ter seus filhos. Que não esqueçamos, ainda, tantas criancinhas vítimas da violência e da fome.

São Zacarias, rogai por nós.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.