Igreja

Segunda Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos começa a ser organizada

Entre as novidades para a segunda jornada, está o destaque de que ela será menos limitada pela crise de saúde mundial, o que permitirá o desdobramento de um número maior de iniciativas.

comshalom

A segunda Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos está sendo organizando pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Na última semana, foi realiza a primeira reunião online do Dicastério com as conferências episcopais e as associações mais engajadas na pastoral da pessoa idosa. A reunião aconteceu após o Santo Padre definir o tema da segunda jornada: “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15). O encontro será realizado no domingo, 24 de julho de 2022, em toda a Igreja.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Segundo informações divulgadas pelo Dicastério, o primeiro passo para a preparação da jornada foi uma consulta às conferências episcopais e as associações engajadas maioritariamente na pastoral da pessoa idosa. Pe. Awi Mello, Secretário do Dicastério, afirmou, na introdução da reunião, que essa primeira iniciativa trata-se de uma escuta não formal, “que é valiosa para nós porque o Dicastério não tem atividades pastorais diretas, e por isso precisa de um diálogo constante com os que estão engajados diretamente no terreno.”

Vale destacar que muitos dos participantes do encontro online recordaram o quanto a primeira edição da jornada dos avós e idosos foi um momento de grande alegria para os participantes que receberam a mensagem do Papa e foi ainda uma oportunidade muito bela para os mais jovens que foram entregá-la.

Novidades da Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos

Entre as novidades para a segunda jornada, está o destaque de que ela será menos limitada pela crise de saúde mundial, o que permitirá o desdobramento de um número maior de iniciativas. Ressaltou-se ainda durante a reunião online que as duas urgências que a pastoral da pessoa idosa enfrenta são a da solidão em que vivem um grande número de idosos e também a da necessidade de dar um sentido cristão a um período da vida que até bem pouco tempo era um privilégio para poucos.

Confira também | Vídeo: confira peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima na Ucrânia


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.