Mundo

SEM FILA OU DÁBLIO Ó

comshalom

 

17.12 - portal

Por esses dias, as redes sociais, cheias de bons e nem tão bons materiais sobre o Advento (sim, tem gente que ainda sabe o que significa!) e Natal (idem!) fizeram bombar vídeo chamado “Where is the line to see Jesus?”. Muito bem produzido e cantado por uma típica loira americana em um típico shopping estadunidense, apresenta a típica narrativa de um menino que, em meio às luzes e correria do Shopping, puxa o sweater da cantora e pergunta: “Onde é a fila para ver Jesus? Ele está aqui na loja? Se estamos festejando seu aniversário, porque não o vemos mais?”

Vem, em seguida, concisa pregação cantada do Kerigma: “Onde está a fila para ver Jesus? Ele nasceu para mim. Papai Noel me trouxe presentes, mas Cristo deu sua vida por mim”, seguida de tradicional, mas criativa evocação da Parusia: “Em um piscar de olhos, ao som da trombeta, nós todos estaremos em fila diante do Seu trono e todo joelho se dobrará, toda língua confessará que Jesus é o Senhor”.

O menino, tido por um anjo que aparece e desaparece, finalmente não mais se mostra e a cantora repete, ecoando a mensagem: “Where’s the line? Where’s the line for the Lord?” enquanto o anjinho aparece sorridente, em aprovação.

Tudo começou quando contaram ao autor, Steve Haupt, que seu neto, ao ver a fila das crianças aguardando Papai Noel, puxou o casaco da mãe e perguntou onde era a fila para ver Jesus. Inspirado nessa história do bem evangelizado Spencer, Steve compôs a música que logo se transformou no viral.

O vídeo é lindo. Produção perfeita. Parabéns aos queridos irmãos evangélicos! Aos católicos, um puxão de orelhas semelhante ao puxão do menino no sweater de Becky Kelley.

Através da Becky e de uma produção certamente muito cara, nossos irmãos chamam atenção para o perigo do natal consumista e fazem ver que nos shoppings e lojas há todo tipo de decoração, exceto o Menino Jesus. Fazem contraste inteligente entre os presentes de Papai Noel e o Presente de Jesus – a própria vida- e alertam para o fato de que há uma outra fila nos aguardando no final dos tempos.

Por meio de uma das dezenas de cantores e centenas de compositores católicos, isso poderia também ser dito, assim como o fato de que Jesus está, sim, no shopping, em cada pessoa, ainda que distraída de sua presença e ainda que nossos olhos incrédulos não consigam ver. Poderíamos, ainda, dizer que há, sim, uma fila para ver Jesus em cada Eucaristia e fila para a Reconciliação. Poderíamos dizer que Jesus está na própria fila dos que esperam, junto às latas de lixo da praça de alimentação, restos de comida. Conseguiríamos, talvez, dizer que se procurarmos por Nossa Senhora, encontraremos Jesus.

Poderíamos dizer tantas coisas, mas uma só seria necessária: é Jesus quem está à procura de nos ver, nos encontrar, nos abraçar ternamente, nos beijar, nos consolar, nos perdoar e nos levar consigo à manjedoura. A essa altura, a câmera poderia mostrar o anjinho entrando em uma igreja com o Santíssimo exposto…

O vídeo oficial foi feito há 4 anos. Estamos mais atrasados no anúncio do que pensamos. Precisamos sair, como diz Francisco, sair em busca de quem pergunta onde é a fila para ver Jesus. E os artistas têm especial responsabilidade – e dom – para fazer isso. Importante: Becky Kelley não cantava antes desse vídeo! O que a moveu?

Quem sabe, no próximo Natal, tenhamos pelo menos uma bela voz e violão como viral católico nas redes sociais! (Aliás, a primeira versão traz simplesmente um piano tocado pelo pai de Becky e uma produção bem mais modesta). Unidos aos nossos irmãos evangélicos e à oração de tantos no céu e na terra, em saída, em movimento de autêntica parresia e misericórdia, certamente ajudaremos Jesus a encontrar aberta a hospedaria do coração do homem. Sem fila. Sem WO.

 

Em tempo: eis o endereço: https://www.youtube.com/watch?v=OExXItDyWEY&list=RDOExXItDyWEY#t=20

http://wheresthelinetoseejesus.com

 

Maria Emmir Oquendo Nogueira

Cofundadora da Comunidade Católica Shalom

TT @emmiroquendo

FB facebook.com\mariaemmirnogueira

Leia também: Presentes ausentes


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.