Notícias

Semana do Pobre: “o amor nos tornou amigos”

Ações vão ao encontro dos amigos pobres para ir além da assistência material com o amparo espiritual.

comshalom

Com o tema “O amor nos tornou amigos”, a Comunidade Católica Shalom realiza ações em alusão ao Dia Mundial do Pobre, 19 de novembro. O intuito é acolher, proporcionar atendimento de qualidade à população vulnerável e evangelizar. Entre os dias 13 a 18 de novembro, diversas ações em favor de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social serão realizadas pelos missionários da Comunidade Shalom em diferentes bairros de Fortaleza.

“O Dia Mundial do Pobre é um apelo do papa Francisco para que voltemos o nosso olhar para os mais pobres com ações específicas para eles. Como a Comunidade já tem um trabalho ao longo do ano inteiro, nesse período nós potencializamos as nossas ações com uma ênfase para as nossas Casas de Promoção Humana”, explica Ana Paula Serafim, coordenadora das ações do Dia do Pobre em Fortaleza.

O objetivo é dar uma resposta de apoio aos mais necessitados, considerando os grandes desafios da Grande Fortaleza que tem cerca de 1,5 milhão de pessoas em situação de pobreza ou pobreza extrema, segundo dados do Observatório Metrópoles.

A Casa São Francisco, localizada no Centro, está se preparando para receber cerca de 200 pessoas em situação de rua no domingo (19) com Missa, Oração e Aconselhamento, Confissão, Teatro e Seminário de Vida no Espírito Santo. Além disso, a Casa vai oferecer a emissão de documentos, atendimento médico, refeições e cinema no galpão.

A Casa Ronaldo Pereira, no Papicu, vai ter uma manhã com as crianças atendidas e suas famílias. A programação começa com Missa e segue até o meio dia com Oração e Aconselhamento, atendimento médico, corte de cabelo e lanche.

O Centro de Evangelização da Parangaba também vai ter um domingo de portas abertas para os amigos em situação de rua, com acolhimento, Missa, evangelização e outros serviços.

Caminho de amizade

“Os projetos da Comunidade e as ações da Semana no Pobre pretendem ir além de uma assistência material, mas tocar no ser humano por inteiro, promovendo a dignidade aliada aos valores de amar, socorrer e evangelizar’”, pontua Thacio Romano, coordenador da Casa São Francisco.

“O pobre recebe os serviços naquele dia, mas a partir de um cadastro, ele começa a fazer um caminho conosco para fazer documentos, ser encaminhado para uma vaga de emprego ou para receber os Sacramentos. Quantas pessoas nas ruas não receberam os Sacramentos! Elas vão ser evangelizadas e isso vai fazê-las permanecer”, completa Ana Paula Serafim.

 

Programação do Dia do Pobre na Casa São Francisco

Data: 18 de novembro (sábado)
Endereço:
Rua Floriano Peixoto, 1375, Centro
7h30: Check-in e Acolhida, entrega das pulseiras na Praça do Quinto Batalhão
8h: Café da manhã
9h: Missa na Praça
10h: Início dos Atendimentos – Ação Social
12h: Almoço
15h: Encerramento

Serviços na Casa São Francisco: atendimento médico, curativos, psicólogos, fisioterapeutas, massoterapeuta, podólogo, barbeiro, cabeleireiro, manicure, orientação social e jurídica, encaminhamento para confecção de Carteira de Trabalho e cinema no galpão.

Serviços na Praça do Quinto Batalhão: Espaço da Misericórdia, Oração e Aconselhamento, Confissão, música, teatro, Seminário de Vida no Espírito Santo, emissão de documentos.

 

Programação no Dia do Pobre na Parangaba

Data: 19 de novembro (domingo)
8h: Acolhimento, triagem médica e café da manhã
10h: Missa
11h40: Almoço
12h: Esquete
13h: Louvor

Serviços: banho, entrega de kit de higiene, entrega de roupas, oração e aconselhamento. Triagem médica: enfermeiros, médicos, assistente social, dentista, psicólogo, fisioterapeuta e advogado. Corte de cabelo, barbeiro e manicure.

Leia também

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres
Conheça as Casas de Promoção Humana da Comunidade Shalom em Fortaleza


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.