O Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e o Departamento de Missão e Espiritualidade do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) estão se tornando um clássico na aliança de acompanhar os bispos latino-americanos em sua formação no âmbito da comunicação.
De 1° a 4 de setembro próximo, em Cochabamba, na Bolívia, realiza-se o seminário de comunicação para os bispos da Bolívia e do Peru, no Centro de Espiritualidade Franciscana Tarata.
De 6 a 8 de setembro deste ano, realiza-se, em Bogotá, na Colômbia, o seminário para os bispos do Colômbia, Equador e Venezuela, na Casa de Encontros São Pedro Claver. Os dois encontros propõem o mesmo tema que percorre as entranhas da Igreja no mundo “A comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”.
Os organizadores destacam que este espaço de formação ilustrará na teoria e na prática o potencial da comunicação enraizado na espiritualidade e na eclesiologia de comunhão. Espiritualidade de comunhão que a partir da conversão pastoral requer comunicação dentro e fora da Igreja, nas redes sociais e na cultura do diálogo, sem deixar de lado o planejamento estratégico da comunicação e utilizando todos os meios disponíveis.
Os convites para participar dos encontros levam as assinaturas do Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, e do Presidente do CELAM, Dom Carlos Aguiar Retes.