O Congresso de Jovens Shalom contou a presença do Pe. Cristiano Pinheiro que falou sobre as redes sociais para os jovens na tarde deste sábado, 24. Com linguagem informal,slides divertidos e memes o Padre abordou o tema de forma descontraída, mas direta.
Relacionando as redes sociais com as redes do evangelho citadas na história de Pedro, Pe. Cristiano chamou atenção a história do pescador que foi convidado a lançar novamente as suas redes: “O problema não eram as redes de Pedro e sim a forma como estavam sendo lançadas”. Citando a hashtag #VocêEstáFazendoIssoErrado motivou os jovens a também lançarem as suas redes sociais como forma de evangelização.
O padre também abordou a realidade das pessoas que são viciadas em estar conectadas, sugadas pela necessidade de atenção, “elas perdem a vida. A vida inteira está conectada, mas ela não está conectada com a vida”. O sacerdote falou que a distância de Deus influencia diretamente nesse processo de alienação: “Tu fostes curtido desde todo a eternidade”.
Sobre a ideia de fazer uma pregação com uma abordagem jovial, Pe. Cristiano falou acreditar que o saber comunicar é tão importante quanto aquilo que você quer comunicar e que se inspirou no que está em alta na internet para que os jovens percebessem que eles podem evangelizar de diversos modos, inclusive com o celular.
A pregação divertida do padre chamou a atenção de Vitor Santiago, 26, que se identificou com o fato de estar excessivamente nas redes sociais “às vezes nós nos conectamos tanto e nos esquecemos do essencial” e acredita que postava aquilo que queria ser. “Postava fotos para ser visto, ter alguma atenção.”
O padre deu dicas de como utilizar as redes sociais:
1- Coerência de vida – Compartilhe o que você vive.
2- Não omita a sua fé.
3- Não seja chato. #DontBeBoring.
4- Interação – Interaja com as pessoas através das mídias.
5 – Desconecta que passa – É preciso reservar um tempo para ficarmos sem o celular.
6- Cultura do encontro – Chame seus amigos para sair e não fique tanto tempo conectado.
Tainã Maciel
Como eu consigo a pregação na íntegra?