Eu rezava com a Revista escuta (2022) quando li uma frase daquilo que Deus nos pede que me dizia muito mais do que talvez tenhamos visto até agora…
“Oferta é vida, é um caminho pessoal e comunitário, é discernimento (gestão) da vontade de Deus, a cada dia (tempo), a cada hora, a cada minuto da nossa vida!”
Guarde isso e sigamos.
Certa vez por curiosidade eu fui ao final dos escritos na divisão de parágrafos por termos e olhei cada ponto onde aparecia a palavra tempo. Faça você também este exercício!
Ser Shalom é viver em Deus uma gestão de tempo que construa e favoreça com coragem, renúncia e disposição a nossa oferta de vida! Tem algo em nós próprio: temos um ritmo, temos uma rotina própria, temos hábitos próprios e todos eles passam pelo tempo de um jeito próprio.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Mas, nosso tempo como viventes do carisma Shalom não é o cronos apenas! Vivemos sob o kairós! E porque vivemos pela graça que a gestão do nosso tempo para tantas tarefas e missões não pode partir de uma lógica natural!
Paramos duas horas todos os dias e para o mundo duas horas será loucura e impossível e se olharmos pelo cronos hedonista sim, será impossível! Mas oferta é discernir a vontade de Deus a cada dia e a vontade de Deus para nós é que nosso tempo seja tocado pela graça e o cronos entre em um segundo plano dando vez e força ao amor esponsal que deseja invadir esse mundo através do nosso coração!
Precisamos discernir melhor como vivemos este tempo! Talvez estejamos cansados e dispersos porque nos baseamos somente na lógica e nas estruturas do mundo e esquecemos que nosso tempo caminha para o céu!!
Sempre partilho e digo, quando for construir sua rotina, construa ela ao redor do mais importante. A partir desse ponto importante dê o tempo em escala de valores para cada coisa! Nossa maior prioridade é o encontro com Jesus! Que lógica humana começaria a planejar a vida, a hora, e cada minuto do dia pelo encontro com Jesus?
Existe uma lógica de vivência do tempo própria para nós! Não seremos jamais iguais ao tempo de outras vocações e principalmente daqueles que vivem distantes de Deus! Nosso tempo é mais kairós do que cronos e quando vivermos bem essa perspectiva de fundamentar a vida na escuta de Deus, na sua graça e no tempo que leva para o eterno, aí sim estaremos buscando viver em nós as escolhas de Deus!
Leia sobre o tempo na vocação nos escritos Shalom! Aqueles que compreendem o quão único é nosso jeito de viver o tempo é que conseguem ofertar-se e deixar-se inflamar pelo amor esponsal!