Mônica Landim Soares é membro da Comunidade de Aliança Shalom. Casada e mãe de cinco filhos, Mônica concedeu entrevista ao comshalom.org, na série Mulieris. Acompanhe:
Que contribuição uma mulher pode trazer para a sociedade nos tempos de hoje?
Mônica: Viver plenamente sua vocação é a maior contribuição que a mulher pode fazer. No meu caso, casar e educar meus filhos para Deus foi sempre a minha meta. A mulher sempre foi e sempre será muito importante para a sociedade. Ela carrega naturalmente dentro de si o dom da maternidade e quando ela vive bem o seu chamado de esposa e mãe ela contribui para uma sociedade justa e de valores cristãos autênticos. Colocar Deus no centro do seu matrimônio e em primeiro lugar na sua vida faz com que todas as lutas e todas as preocupações sejam pequenas diante da grandeza da misericórdia de Deus.
Quais os desafios dessa mulher?
Mônica: No mundo atual são muitos os desafios. Nós estamos remando contra uma maré de valores invertidos. Mas, como cristãos católicos, temos a graça ao nosso alcance: eucaristia, terço e oração dos quais podemos nos utilizar para educar nossos filhos desde cedo nos caminhos de Deus. Educá-los para servir, para amar, para se doar e para perdoar exige tempo e diálogo. Para podermos transmitir tudo isso, temos que ter a nossa própria experiência do encontro com Cristo a cada dia na oração que nos transforma, nos renova e como dizem nossos escritos, precisamos de três grandes graças: coragem, renúncia e disposição para trilharmos esse caminho de e para felicidade.
Qual o modelo de mulher para sua vida? Por quê?
Mônica: Como modelo de mulher, de mãe e de esposa, tenho a própria mãe de Deus que me ensina muito. Com sua paciência e sua doação, ela me ajuda a viver a vontade de Deus por completo. Maria Santíssima nos cobre com seu manto sagrado e nos guia para o caminho da santidade.
Tamyres Vasconcelos