O mês de setembro chegou. E, com ele, dois assuntos muito importantes: a Palavra de Deus e o combate ao suicídio. É neste mês de setembro que a Igreja convidada todos os fiéis a crescerem na intimidade com Deus por meio das Sagradas Escrituras. Também é nesse período que, no mundo inteiro, diversas campanhas de Setembro Amarelo são realizadas com o intuito de combater as altas taxas de suicídio.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Mas o que esses dois temas têm em comum? A partir de uma experiência de fé podemos dizer que o sentido da vida vem da Palavra de Deus e esse sentido é capaz de preencher o vazio que existe naqueles que tentam o suicídio.
Já foi comprovado que a vivência espiritual pode ajudar bastante os homens e as mulheres a terem uma vida cheia de sentido. E é essa experiência que faz com que o pensamento não se volte mais para si e para os problemas que precisam ser enfrentados no dia a dia, mas, sim, para os outros e para soluções que podem ser encontradas para esses desafios diários.
Entre as soluções, a principal é o diálogo. Por meio de um boa conversa, é possível acalmar, aliviar e pacificar o coração atribulado. Essa conversa é ainda mais frutuosa quando vem permeada pelo dom do conselho, inspirado pela Palavra de Deus.
No mês de setembro, todos os fiéis, missionários, religiosos são chamados a exercitar ainda mais a habilidade da escuta em relação à Palavra de Deus e também aos irmãos. É, inclusive, o momento de ouvir com atenção as dores e os desafios dos outros, esquecendo-se si e lançando-se em Deus para servir a cada um.
Essa é um missão importante que pode contribuir bastante com a campanha Setembro Amarelo. Contudo, vale lembrar que a qualquer percepção, na fala de alguém, com ameaça à própria vida, deve-se buscar ajuda profissional.
Leia também | Barco Papa Francisco completa três anos de atendimento médico à população ribeirinha