“A sexualidade é um dom do Criador, mas também uma função que tem a ver com o desenvolvimento do próprio ser humano. Quando não é integrada na pessoa, a sexualidade torna-se banal e ao mesmo tempo destrutiva. Vemos isto, hoje, em muitos exemplos da nossa sociedade”, disse o Papa Bento XVI na Carta aos Seminaristas após o Ano Sacerdotal.
Não é difícil notar que a humanidade tem caminhado para a desconstrução, para fragmentação de questões essenciais, como a sexualidade e a própria identidade, especialmente a masculina. O resultado, cada vez mais evidente, são estereótipos de homens e mulheres, adaptados a modelos artificiais e que geram indivíduos totalmente frágeis e feridos, que se perdem em escolhas e que formam outros homens e mulheres ainda mais debilitados em sua identidade.
Soma-se a isso os ataques de movimentos pautados em agendas feministas, que têm provocado uma guerra artificial, porém feroz, entre homens e mulheres que leva a uma rivalidade fabricada entre os sexos, onde a identidade e o papel de um são assumidos em prejuízo do outro, com a consequência de introduzir na antropologia uma perniciosa confusão, que tem o seu revés mais imediato e nefasto na estrutura da família.
Quando vejo a degradação da figura masculina fomentada pela cultura moderna e as ideias de masculinidade, me vem à mente a frase de São Josemaría Escrivá: “Sê enérgico. – Sê viril. – Sê homem!”
É urgente trilhar um caminho de restauração da identidade masculina, que tem se descaracterizado, fazendo com que aspectos como virilidade, força e determinação cedam espaço para fragilidade, insegurança, passividade e falta de empenho. Dentro e fora da Igreja, mais do que nunca, é necessário reforçar o crescimento das virtudes masculinas para que haja harmonia entre homem e mulher em todas as esferas, principalmente na família.
>> Conheça o canal do WhatsApp da Comunidade Shalom
É essencial auxiliar tantos irmãos que perdem suas vidas em razão de uma identidade masculina fragilizada, perecendo na fornicação, pornografia e em todo tipo de depravação sexual. É preciso bravura para olhar para si e seguir em direção a uma configuração mais íntima com a cruz de Cristo, o Homem por excelência, desvinculando a falácia da fragilidade do sentimentalismo e ressaltando o chamado de Jesus para dar a vida cotidianamente (cf. Jo 10, 17s), com vitalidade e heroísmo, na verdadeira caridade cristã, num amor de decisão.
É um desafio para arregaçar as mangas e descobrir, em Cristo, o que realmente é ser um homem de forma plena e integral, provocando-se nessa descoberta, e crescer em estatura, em sabedoria e em graça. E, com isso, disseminar, em todos os meios, os verdadeiros valores cristãos.
É uma convocação para a batalha, na luta pela santidade, que só é alcançada por quem realmente abraçar a sua cruz, com convicção e determinação.
É preciso ser líder, protetor e provedor. É preciso ser homem!
Renato Varges
Comunidade de Aliança Shalom
Escola de Líderes 2024
Renato Varges é um dos professores da Escola de Líderes Shalom em São Paulo. Ele aprofundará o tema da sexualidade masculina durante o evento.
A Escola acontecerá de 30 de maio a 2 de junho, intercalando momentos de ensino, Adoração Eucarística, Santa Missa, momentos de partilha, além de muita convivência com irmãos de todo o Brasil. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link abaixo:
[Faça agora a sua inscrição para a Escola de Líderes Shalom 2024]