Começou hoje, dia 18 de setembro, em Roma, o Encontro Internacional “O Projeto Pastoral da Evangelii Gaudium” promovido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
O encontro acontece na célebre “Aula Paolo VI”, dentro dos muros do Vaticano, ao lado da Basílica de São Pedro e durará até o próximo sábado, dia 20 de setembro. O evento reúne conferencistas e participantes dos cinco continentes, dentre cardeais, bispos, alguns fundadores de comunidades e leigos. O encontro se propõe a aprofundar a reflexão sobre as aplicações concretas do magistério da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco.
A primeira palavra foi do canadense, fundador da Comunidade “de l’Arche” (‘A Arca’), Jean Vanier, falando sobre “Escutar os Pobres”. Logo em seguida, a palavra foi do Mons. Octavio Ruiz Arenas, secretário do dicastério organizador do encontro.
Na programação está previsto um encontro do Papa Francisco com os participantes, na tarde desta sexta-feira, 19 de setembro. Certamente, este será o ápice do evento.
Membros da Assistência Internacional da Comunidade Shalom participam do evento e testemunham que “de fato, este momento internacional de comunhão e de testemunho servirá para aprofundar em nós o desejo e a urgência de anunciar o Evangelho, com alegria, ousadia e coragem.” Os vários pastores, leigos, religiosos e membros de movimentos e comunidades presentes no encontro evidenciam a universalidade da Igreja e confirmam o alcance sem fronteiras ao qual o alegre anúncio evangélico da Igreja deve se alargar.
“Acreditamos que seja impossível permanecer apenas na ‘teoria’ deste fascinante documento que é a Evangelii Gaudium. O texto exala o verdadeiro ‘perfume do Evangelho’. Para mim, através dele o Papa Francisco nos faz entender melhor o ‘estilo evangelizador’, o ‘estilo de vida’ do próprio Jesus. Certamente, dele nasce a urgência de anunciar a Boa Nova de forma muito concreta e audaz”, diz Cristiano Pinheiro, assistente internacional da Comunidade Shalom.
Haverá ainda palestras do Mons. Rino Fisichella (Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização), Cardeal Philippe Barbarin (arcebispo de Lyon, França), o bispo brasileiro, auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Paulo Cesar Costa, dentre outros.