Missionários da Comunidade Católica Shalom chegaram em Perpignan, na França, no início de dezembro de 2021 para a fundação de uma nova Missão na cidade. Depois de uma longa espera, devido à paralisação da emissão de vistos por causa da pandemia do novo coronavírus, os missionários começam agora um processo de enculturação e aprendizado do idioma no bispado, em Parc Ducup.
Poucos dias depois do encerramento do ano dedicado à São José, no dia 18 de dezembro, aconteceu a missa que deu início a fundação da missão na diocese de Perpignan (França), quarta cidade francesa a acolher a presença missionária da Comunidade há dezoito anos em terras francesas.
Para além de toda a alegria que marca a chegada dos missionários, a fundação da missão de Perpignan foi especial para toda Comunidade pelo fato de lhe ter sido confiada a animação do Santuário de São José. A espiritualidade da Comunidade é marcada pela devoção ao Patrono da Igreja Universal e a ele se confia na busca corresponder à vocação e de ser também ela instrumento da providência divina para o mundo.
A partir de março do presente ano 2022, Alane Raquel, Lucas Noronha, Amanda Pinheiro (Responsável Local), Amanda Barreira e Fabiano dos Anjos serão os responsáveis pela animação de um santuário dedicado a São José que será inaugurado na cidade. “Vamos administrar um santuário de São José na região central de Perpignan, com um trabalho de evangelização aberto a todos os peregrinos, mas também à população local. O santuário será inaugurado no dia 19 de março de 2022, com uma missa presidida pelo bispo local, Dom Norbert Turini”, explica a Responsável Local, Amanda Pinheiro.
“Estamos sendo muito bem acolhidos pela diocese, graças a Deus. Conhecendo o local pouco a pouco vemos que há um povo necessitado de Deus, mas também de pastoreio, de cura e de um testemunho coerente de vida evangélica. Desejamos ser resposta de Deus para esse povo amado.”
Um pedaço da Espanha na França
Perpignan é uma cidade que fica na fronteira entre França e Espanha. Perto do Mar Mediterrâneo, Perpignan possui uma parte antiga com vielas e palmeiras. A cidade tem forte marca catalã e foi reconhecida em 2008 como Capital da Cultura Catalã. Desde 2010 as autoridades locais reconheceram o catalão como idioma cooficial, depois do francês.
A Stefani missionária que foi no fim do ano passado para frança está nessa missao