Institucional

Shalom Aracaju participa do Dia Nacional da Juventude

comshalom

Centenas de jovens participaram do Dia Nacional da Juventude (DNJ) na Arquidiocese de Aracaju, que aconteceu neste último sábado, dia 09, no Parque da cidade.

 

A juventude começou a se reunir a partir das 9h com a animação da Banda Juventude Missionária, onde logo após deu início ao Festival da Juventude, com mais de 11 apresentações entre teatros, danças e bandas com diversos ritmos, das várias expressões eclesiais.

Durante todo o dia o público participou de diversas atividades, entre estas a celebração eucarística, shows – com Marcos Paulo, a Banda Alowvadeira e Banda Arte de Viver, todas do cenário sergipano. Assim como momentos de testemunhos – com jovens que participaram da JMJ Rio e tiveram uma forte experiência -, como a jovem Gabriela Fontes, “Antes da JMJ eu cantava que ‘queria ofertar minha vida pela Igreja’ sem saber o que era isto de verdade. Hoje eu quero mesmo dar a minha vida por Deus!”, finalizou.

43A programação contou também com o musical: “Shalom Show”, com dança, música e teatro, faz um percurso na história de Jesus desde a encarnação até a ressurreição. “O Deus que assume a nossa humanidade para nos salvar e nos dar a vida verdadeira, que é Ele mesmo”, explica Allice Oliveira, membro da Comunidade Shalom, coord, do espetáculo, logo após aconteceu a adoração ao santíssimo sacramento.

Um dos destaques do DNJ 2013, foi o curso formativo, que este ano abortou a temática “Sem Censura”, relacionadas ao namoro e castidade. Que foi debatido com base no catecismo da Igreja Católica, com a participação do Padre Valdes Aparecido, abordando como bem viver a castidade, “…é necessário primeiro manter uma vida em oração e depois traçar um projeto de existência, para que, através do autoconhecimento, podemos viver a liberdade que é viver em Cristo, sem ceder às tentações do mundo. Que tenhamos forças para dedicar a nossa juventude ao Senhor”, pontua.

O casal de namorados, Jaíza e Charlton, participantes do grupo Sentinelas do Amanhã, testemunharam a beleza e os desafios da castidade vivida dentro de um relacionamento a três: o homem, a mulher e Deus; além da irmã Clarice, jovem consagrada da Fraternidade O Caminho; que partilhou com todos o seu testemunho vocacional, ao diz “sim” a sua vocação aos 14 anos de idade, abraçou a castidade de vive com o amo esponsal de Deus. “Sou inteiramente feliz na minha escolha e vocação. Muitos dizem que religiosas são frustradas, pelo contrário, temos o companheiro e amo ideal que é Deus”, explica. Os jovens fizeram várias perguntas que fez com que as temáticas fossem bem debatidas.

12A comunidade Shalom marcou presença na Feira Vocacional, com um stand coordenado por Reimar Barata, membro consagrado na Comunidade de Vida Shalom. Além de estar diretamente ligada na organização do Dia Nacional da Juventude, com a presença do membro consagrado Anderson Menezes, que preside o Setor Juventude da Arquidiocese de Aracaju.

O DNJ foi especial, pela vivência da pós Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Brasil e devido à Campanha da Fraternidade 2013 – que também abordou a temática juventude, ele aconteceu com a missão de reafirmar essa relação próxima entre os jovens e a Igreja.

O lema do Dia Nacional da Juventude (DNJ): “O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos” (1 João, 3), fazem referência ao apelo do Papa Francisco, em ocasião da Jornada Mundial da Juventude, e ao chamado a missionariedade a partir da experiência com Jesus Cristo.  Nesta perspectiva o Padre Geofredes, na homilia meditou: “… Que com a nossa vida sejamos testemunho vivo, das maravilhas que Deus tem feito em nós. Porque o vimos e ouvimos devemos anunciar. Sejamos a juventude que bravamente anuncia, na certeza que esta vida é um breve instante para plenitude de nossa alegria”; concluiu, o assessor eclesiástico da juventude.

Por Layla Kamila

Secretaria de Unidade


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.