Após dois anos de paralização devido a pandemia do coronavírus, a celebração do Círio de Nazaré deve retornar em 2022 com uma programação especial. A devoção à padroeira do Pará, Nossa Senhora de Nazaré, é celebrada em outubro, mas a preparação para a festividade já começou. A tradicional festa religiosa da Amazônia e uma das maiores do mundo conta anualmente com a participação de cerca de dois milhões de pessoas.
“A festa é organizada pela Diretoria do Círio, com produção artística da Comunidade Shalom, em que elaboramos a grade de shows, as noites e somos responsáveis pela evangelização do público, contando até mesmo com confissões e oração e aconselhamento”, explica a consagrada da Comunidade de Aliança Helena Guerra.
Além do Círio Musical. a Comunidade também organiza o Círio Fluvial, uma procissão fluviátil que conta com a participação de cerca de 400 peregrinos. “Em tudo isso, sinto que é um movimento da graça que nos faz seguir Nossa Senhora sabendo que ela nos levará ao seu Filho”, conta Helena.
O Círio de Nazaré
O Círio é uma grandiosa manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Realizado há mais de 200 anos em Belém (PA), o Círio foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
A Festividade de Nossa Senhora de Nazaré ocorre no mês de outubro com a realização do Círio e de outras doze procissões, como a Trasladação, a Romaria Rodoviária, a Romaria Fluvial, o Círio das Crianças e o Recírio. São milhões de pessoas nas ruas de Belém durante toda a quinzena festiva, que também conta com uma extensa programação de eventos.