Diante da realidade da pandemia vivida neste tempo, os encontros presenciais na Comunidade Católica Shalom estão suspensos, entre eles os do Espaço Cultural Renart, um dos braços responsáveis pela formação artística de milhares de jovens em Brasília. Mas, mesmo com a pandemia, os trabalhos do Espaço seguem normalmente de forma on-line.
“Assim como todo mundo tivemos que nos adaptar a essa realidade que estamos vivendo. Por isso tivemos a ideia de continuar com as aulas online”, explica Keciane Lima, missionária do Shalom e integrante do Renart.
Violão, violino, hip-hop, contemporâneo e teatro são os cursos oferecidos à distância durante a quarentena. As aulas são ministradas ao vivo por aplicativos de reunião. As inscrições para as aulas online custam 50 reais para qualquer faixa etária e estão abertas enquanto durar a quarentena.
Renart
O Espaço Cultural Renart já existia em Brasília há alguns anos, mas foi oficializado com a criação da Escola de Artes em 2017. Desde então, têm crescido com o intuito de proporcionar uma experiência nova através da arte. O próprio nome “Renart” sugere renovação, ressignificar a evangelização, que vai além da capacitação profissional, mas visa a experiência com o amor de Deus.
O Renart engloba o ministério de artes e a Escola de Artes Shalom. Nesse espaço são desenvolvidas as aulas e a criação de peças de teatro, apresentações artísticas e coros cênicos para os eventos da comunidade como a Via Sacra, o Arraiá da Paz e o Natal.
“O ambiente de interação entre os membros da comunidade com as pessoas de fora possibilita a evangelização individual, alcançando um número maior da população brasiliense. É de fato uma porta que Deus abre na Comunidade”, explica Natália Nogueira, coordenadora do Renart.