Institucional

Shalom comemora 10 anos de Reconhecimento Pontifício

comshalom

“O motivo da existência do Shalom é professar a fé de Pedro. “

(Pe.Silvio Scopel)

Em 22 de fevereiro de 2007, a Comunidade Católica Shalom recebia da Santa Sé, em Roma, o reconhecimento pontifício de seus estatutos em um período ad experimentum. Em 2012, na mesma data, dia da Cátedra de São Pedro, os estatutos eram aprovados definitivamente.

A festa da Cátedra de São Pedro, em que celebramos a autoridade do Papa sobre a Igreja, fundamentada na Sagrada Escritura, é também hoje, para a Comunidade Shalom, um dia de muito júbilo pelos seus 10 anos de reconhecimento junto à Igreja.

Segundo o missionário da Comunidade de Vida Shalom e assistente local de Fortaleza, padre Silvio Scopel, o Shalom ter sido aprovado no dia 22 de fevereiro, “significa que existimos para professar a fé de Pedro. Esse é o sentido da nossa existência. Foi para isso que Deus nos criou, que Deus nos constituiu essa família espiritual. O motivo da existência do Shalom é professar a fé de Pedro”.

A graça do reconhecimento pontifício, na história dos 35 anos de Comunidade Shalom, foi marcada fortemente e passa pela voz de Pedro, primeiramente na figura do papa João Paulo ll, quando falou para as Novas Comunidades em maio de 1998, “Vós sois uma nova primavera para a Igreja”, e depois disse, “Vós sois a resposta providencial de Deus para a Igreja nos tempos de hoje”. Na figura de Bento XVI, Pedro, disse: “Mantende sempre em vós o espírito de igreja missionária”. Em outro momento ele afirmou: “Sejam alegres instrumentos do amor e da misericórdia de Deus”. E por fim Pedro, por meio do Papa Francisco disse à Comunidade: “Não tenham vergonha do Evangelho de Jesus Cristo”. “Não tenham vergonha de viver e de anunciar o Evangelho radicalmente”.

Consolidar

Em visita recente ao Papa Francisco, para os acertos de sua presença em setembro de 2017 na convenção dos 35 anos da Comunidade Shalom em Roma, Moysés Azevedo, o fundador e moderador geral da Comunidade Shalom, foi recebido em audiência privada, no Palácio Apostólico onde Francisco mais uma vez pela voz de Pedro, nos falou diretamente:

“É necessário consolidar cada vez mais essa graça que vocês receberam de Deus, consolidar a Comunidade para que ela possa continuar dando abundantes frutos na Igreja”.  Afirmou que “consolidar” não significa fechar-se sobre si mesmo ou ficar preocupados consigo mesmos, mas tornar-se firme, rocha, lançar as raízes profundas na terra para que sejam, cada vez mais, fortalecidos para continuar crescendo, gerando frutos, servindo a Igreja, os jovens, as famílias, os pobres, a Comunidade.

Estatutos

Os Estatutos da Comunidade são um conjunto de regras e normas de como a Vocação Shalom deve ser vivida. Além de ter sido inspirado por Deus, o Estatuto é um sinal do Carisma, caminho concreto de conversão e de busca da santidade.

Angela Barroso


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.