Temos acompanhado com grande pesar, e com nossas orações, a tragédia que atingiu várias cidades do Rio Grande do Sul com fortes chuvas e inundações. Além de interceder por esses irmãos, faz-se necessário demonstrar nosso apoio e solidariedade. Com a graça do Espírito Santo, que é amor e criatividade, acompanhamos várias iniciativas ao redor do país de pessoas de boa fé que se unem à dor de tantos afetados por essa fatalidade, para estender a mão e contribuir de alguma forma.
A Arquidiocese de Fortaleza, da qual a nossa missão faz parte, tem organizado algumas ações para auxiliar os atingidos pelas enchentes. A Paróquia da Glória, situada no bairro Cidade dos Funcionários, por exemplo, foi um dos postos de coletas de diferentes tipos de donativos incluindo água, alimentos não-perecíveis, roupas, agasalhos, material de limpeza e de higiene pessoal. As doações que ultrapassaram a meta prevista, mais de 10 carretas foram preenchidas com doações até a última segunda, 20 de maio, dia em que a campanha finalizou. Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo de Fortaleza, motivou a todos fazerem sua contribuição e a Arquidiocese já anunciou que continuará organizando ações para ajudar!
Shalom da Paz arrecada doações
A notícias que temos acompanhado despertam nos corações aquela santa inquietação, um desejo de ajudar, de fazer algo concreto. Foi assim, que alguns jovens do Shalom da Paz, iniciaram um movimento de coleta de donativos. Eduardo e Luana, membros da Comunidade de Aliança, e Letícia da Obra Shalom, partilham um pouco sobre a experiência desses dias:
“Tudo começou quando eu senti uma inquietação vendo as notícias sobre o Rio Grande do Sul. Não era uma inquietação normal, era um misto de sentimentos: tristeza, dor…. Eu olhava para tudo e pensava: Eu preciso fazer algo, mas eu não posso ir até lá. Eu não quero, somente rezar, quero fazer mais! Ainda não sei como explicar a experiência de Deus, mas fui profundamente tocada pela providência de Deus! Quando comecei a ver as notícias sobre o Rio Grande do Sul, senti um misto de sentimentos: Tristeza, dor, incapacidade. Queria fazer algo, queria ir até lá ajudar os irmãos! A única solução que encontrei foi rezar e me dispor a buscar doações para esse povo. Então, falei com meu namorado e algumas pessoas para ter ajuda com isso. Depois de um pequeno movimento, o Dudu (Eduardo Gomes), meu irmão de célula, se colocou em prontidão para ajudar! Então, ele fez arte para divulgar, falou com as autoridades, falou com os jovens e tudo fluiu! A gente achou, que não ia chegar nada de doação e se fosse chegar, ia chegar o mínimo. Mas, quando vimos… perdemos a proporção do tanto de doações que chegou. E para completar, conseguimos um caminhão pra ir deixar as doações no ponto de coleta (Igreja Da Glória). Enfim, a providência de Deus se manifestou de várias formas! Verdadeiramente, a experiência de servir e viver para o outro é muito melhor do que viver para si”!
Luana Alves – Comunidade de Aliança
“Poder ajudar às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul tem sido uma experiência incrivelmente significativa para mim. O evangelho de Marcos 12:31 diz o seguinte : ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’, envolvida nessa causa, pude testemunhar esse amor puro pelo próximo. Ver a comunidade unindo forças para ajudar aqueles que perderam tanto nas enchentes é a prova de que seguimos aquilo que nos é ensinado”.
Leticia Araujo de Carvalho – Obra – Projeto Juventude Shalom da Paz
“Nos últimos dias testemunhamos um grande movimento de solidariedade. Diante da grave situação no Rio Grande do Sul, uma irmã de célula (Luana Alves) se mobilizou para arrecadar doações. Logo, vários irmãos se uniram para tornar isto concreto, inclusive os jovens do Projeto Juventude do Shalom da Paz. Já no primeiro dia de coleta, tivemos a grata surpresa de exceder a capacidade do veículo que tínhamos. Então, Deus nos deu a providência de um caminhão, e de mão em mão, pelos braços dos jovens, fomos enchendo a primeira remessa. Louvamos a Deus, pois toda a iniciava é sempre dEle”.
Eduardo Gomes Muniz Macêdo – Comunidade de Aliança
Rádio Shalom: Unidos para conscientizar e ajudar
A Rádio Shalom, que tem seu estúdio no Shalom da Paz em Fortaleza, também tem se mobilizado para contribuir. No programa “A Hora da Misericórdia”, Diego Macedo, missionário da Comunidade de Vida e locutor da Rádio, tem motivado a oração do terço da misericórdia pelas vítimas das enchentes, além de trazer alguns irmãos da Comunidade de Aliança que moram no Rio Grande do Sul e se unem à Rádio para partilharem sua experiência e rezar juntos.
Quero ajudar
Você que deseja contribuir pode se unir às muitas iniciativas que a Arquidiocese de Fortaleza e a Comunidade Católica Shalom tem desenvolvido para ajudar os afetados pelas enchentes.
Dom Gregório Paixão, OSB, está incentivando o povo de Deus a ajudar! Se você puder contribuir, faça uma doação via Pix para o CNPJ 33685686001041 em nome da CNBB – Regional Sul 3. Mais informações: Instagram @arquidiocesedefortaleza
Para contribuir com a Missão Shalom em São Leopoldo no Rio Grande do Sul, que teve seu Centro de Evangelização afetado, ajude pelo PIX: enchenters@comshalom.org . Mais informações: Instagram @shalomsaoleo
Além disso, a Comunidade está organizando uma expedição para o Rio Grande do Sul e você pode se inscrever para participar!
Leia também:
Expedição Shalom Amigos do Rio Grande do Sul está com inscrições abertas; Saiba como participar
Comunidade Shalom no Rio Grande do Sul está arrecadando doações para vítimas das enchentes
Saiba como ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul