Notícias

Shalom está presente na Terra Santa desde 2000; confira partilha sobre a missão

A seguir, confira a partilha de Marcelo Davi sobre a experiência de viver apaixonado por Deus e apaixonado pela evangelização em um lugar tão importante para fé católica.

comshalom

A Comunidade Católica Shalom chegou à Terra Santa em 2000. Atualmente, Marcelo Davi, consagrado da Comunidade de Vida, é o responsável pela missão. Além dele, seis missionários da Comunidade de Vida, incluindo um árabe que é fruto da missão, têm contribuído com a evangelização na região.  Também há três consagrados da Comunidade de Aliança, sendo um brasileiro e duas árabes, além de uma discípula também árabe. A seguir, confira a partilha de Marcelo Davi sobre a experiência de viver apaixonado por Deus e apaixonado pela evangelização em um lugar tão importante para fé católica.

> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Partilha sobe a missão Shalom na Terra Santa

“Os principais desafios para a evangelização nessa cultura são a língua e a cultura. A língua é o primeiro desafio, já que é diferente e possui uma lógica gramatical distinta. Além disso, é uma língua oriental antiga que demanda muito esforço para aprendê-la. A língua é uma dificuldade, mas também uma graça, pois nos permite aprender sobre a cultura local.

Outra questão é a diversidade cultural presente nessa região. Há várias etnias e cada uma requer uma abordagem específica. Por exemplo, ao lidar com árabes, é preciso adaptar a linguagem e compreender a cultura deles. Essa diversidade cultural pode dificultar a comunicação, especialmente quando não temos domínio completo da língua nativa da pessoa. O inglês pode ajudar, mas não é a língua que toca o coração das pessoas. É necessário um conhecimento e experiência adequados para abordar cada indivíduo de acordo com suas necessidades.

A religião nessa região está profundamente enraizada na identidade das pessoas e não é vista apenas como uma escolha pessoal. A religião está ligada à etnia, cultura e família. Assim, uma conversão pode ser vista como uma traição à família e à cultura, acarretando exclusão social e profissional. A religião é uma questão de identidade familiar, não apenas de escolha pessoal.

A missão Shalom foi fundada em 25 de outubro de 2000 e está localizada na Terra Santa. Inicialmente, estabelecemos nossa presença em Haifa e depois fundamos a missão em Nazaré, seguindo o mesmo carisma da Terra Santa. Trabalhamos com um centro de evangelização, grupos de oração e retiros. Nosso foco é voltado principalmente para o público árabe, especialmente os cristãos. No entanto, estamos abertos a todas as realidades e buscamos a sabedoria de Deus para a evangelização do país.

Temos um grupo de jovens e um grupo de adultos em Haifa, além de um grupo misto em Nazaré. Realizamos grupos de oração, eventos mensais, peregrinações, retiros e visitas a hospitais e lares de idosos. Nossas atividades são baseadas na comunhão, fraternidade e testemunho. Buscamos estabelecer relacionamentos, fazer parte da vida das pessoas e compartilhar nosso carisma através de nossas vivências e testemunho.

Essa diversidade é também uma grande beleza, algo que nos enriquece muito como missionários. Sinto que, mais do que dar, somos nós que recebemos, visto que estamos numa região de tradição cultural milenar e onde estão as raízes do cristianismo. Encontramos um povo sedento de Deus e de coração aberto e acolhedor. Em especial, o povo árabe, que são aqueles que Deus nos confia mais de perto, nos fazem participar de suas vidas e tem aberto as portas para o Carisma, e em meio aos conflitos que aqui acontecem, desejam muito experimentar a verdadeira paz que é Jesus, conhecê-lo mais e o segui-lo mais de perto.

É uma grande alegria e responsabilidade ser ministro e discípulo da Paz na Terra de Jesus. É muito gratificante e emocionante perceber que a experiência com Deus através do Carisma transforma vidas, independente de qual seja o lugar, e ver essa experiência acontecer aqui no oriente médio é tocar na profecia viva que é a vocação.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Salam Catholic Community – Haifa (@salam.haifa.holyland)

Leia também | Apaixonado por Deus e apaixonado pela evangelização na saúde ou na doença


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.