Fundada em 05 de Abril de 2018, a Missão Shalom de Imperatriz completou 06 anos em um dia repleto de gratidão e de júbilo pelos feitos de Deus na vida dos irmãos que fazem parte da missão, por aqueles que já passaram por aqui e, com a graça de Deus, por aqueles que ainda virão, que ainda serão pescados pela nossa evangelização.
A história da Missão Shalom Imperatriz começa bem antes, em 2009, quando o casal Aline e Gledson, recém-casados e oriundos do Shalom de Fátima, em Fortaleza (CE), chegam nessas terras devido a um concurso público em que Aline havia passado. Com o forte desejo de permanecerem unidos ao Carisma Shalom, acolhidos por Dom Gilberto Pastana (bispo da Diocese na época), começaram um grupo de oração.
Nessa época, em Imperatriz não havia ainda nenhuma manifestação do Carisma, por isso, o grupo de oração que foi iniciado era conhecido como Amigos do Shalom. “Como Amigos do Shalom, não tinha um compromisso por parte da Comunidade Shalom, era apenas uma relação de amizade por parte das pessoas que queriam viver o Carisma Shalom naquela localidade que não tinha Shalom, mas sem o governo da Comunidade”, explica Ivanildo Pontes, consagrado da Comunidade de Aliança.
Em 2012, ano em que a Comunidade Católica Shalom recebeu a Aprovação Definitiva dos Estatutos pelo Vaticano, todas as cidades em que havia o Amigos do Shalom consolidado passaram para a ser Difusão da Obra, órgão acompanhado pelo governo da Comunidade para implantação e propagação do Carisma em lugares onde não há uma Missão Shalom. Imperatriz foi uma dessas cidades.
Não era uma linha de chegada, mas uma linha de partida.
Em 25 de maio de 2012, uma equipe de Fortaleza veio a Imperatriz, formou o conselho local e começamos a evangelização. “Eram pouquíssimas as pessoas, inclusive, foi em 2012, eu cheguei justamente nesse mesmo período, como Amigos do Shalom, a gente se reunia na paróquia Nossa Senhora Aparecida, mas não dava frutos, não crescia, porque era uma paróquia no centro da cidade, não tinha pessoas moradoras. Eles conversam com o bispo e pedem transferência para a paróquia Perpétuo Socorro”, destaca Ivanildo.
Sendo Difusão da Obra, a Comunidade passa a ter governo naquela cidade onde não há uma missão, confirmando a presença do Carisma ali. Em 2012, o pequeno grupo de oração que tinha poucas pessoas começou a crescer e atrair novas pessoas. Foi nessa época que Ivanildo e Joseane começaram a frequentar e participar da Obra. Os dois assumiram a coordenação da Obra em 2014, quando Aline precisou se afastar da coordenação devido à gravidez.
A partir de 2012, a Difusão cresceu. Contando com o grupo aberto, eram 10 grupos: grupos jovens, grupos de casais, grupos mistos. No dia 20 de novembro de 2017, a Comunidade anuncia que Imperatriz foi escolhida para ser Missão. A Obra tinha feito todo o processo na Diaconia, no retiro chamado Retiro de Transição da Difusão. Com a transição, a Obra deixa de ser Difusão e passa a ser Missão, com a presença de missionários da Comunidade de Vida. O processo de transição foi feito em 2017 e, no final do mesmo ano, foi obtida a resposta.
Foi escolhida a data do dia 5 de abril de 2018 como data fundante da missão. Na época, Ivanildo, coordenador da difusão, e o conselho da Obra fizeram todo o processo junto a Dom Vilsom, atual bispo da Diocese, sobre a fundação da Missão Shalom de Imperatriz. Foi mandada a carta do Moisés para o bispo e este devolve a carta respondendo com seu sim, dizendo que deseja que a Missão Shalom se instale na diocese de Imperatriz. O próprio bispo Dom Vilsom celebrou a missa de fundação da missão de Imperatriz.
Em 2019, aconteceu o primeiro vocacional. No aniversário de seis anos da Missão, dia 5 de abril de 2024, aqueles que são frutos desse primeiro vocacional fizeram suas primeiras promessas no Carisma como Comunidade de Aliança. São eles: Aline Santos, Ivanildo Pontes, Joseane Almeida Pontes, Edilane Figueiredo, Sarita Sabbag, Maria Isabel Escórcio e Lucas Rosa.
Testemunhos
Na homilia da missa de Primeiras Promessas e aniversário da Missão, o Frei Eldir, sacerdote franciscano, que presidiu a celebração eucarística, fazendo elo entre o Evangelho e a dinâmica da oferta de vida dos missionários disse: “Seis anos… Pensam que agora já podem colher algumas flores e frutos? Alguns.
Mas ainda é momento de missão. Ainda é momento de lançar as redes.
Ainda não é momento de podar os peixes embora sejam grandes. Claro que às vezes quando a safra é pouca, a gente fica apegado aos que já temos. Mas, o Senhor vai te chamar realmente a lançar as redes para pegar peixes grandes. Grandes não no tamanho, mas grandes no coração. Inflamados de amor por Jesus porque tocados pela palavra e, é muito importante, porque foi pela palavra escutada e confiante que se operou o milagre dos peixes. E aqui Jesus retoma de novo: ‘Não é porque agora venci a morte e ofereço para vocês novos céus e nova terra que vocês tem que recolher as redes. Talvez Jesus permitiu aquela experiência de nada pescar, para justamente retornarem e escutarem a Sua Voz, para de novo lançar as redes”.
Ariane Christie, consagrada na Comunidade de Vida, é a terceira Responsável Local (RL) da Missão e, atualmente, a RL mais jovem de toda a Comunidade Shalom. “Eu acredito que Deus me enviou pra essa missão, não por outra coisa a não ser o que eu fui chamada a ser, comunidade de vida, mas, principalmente, a respeito de uma profecia do carisma para essa terra. Não por vanglória, nem por mérito, mas por conta que Deus escolhe os jovens e Ele desejava enviar uma jovem pra essa terra, pra dar pra essa terra a experiência da profecia do carisma dos jovens. Então, muitas vezes que eu rezo sobre a minha missão aqui,
Deus vai falando que a grande graça que Ele deseja que eu seja para esse povo é ser Shalom diante da minha juventude, diante de toda a minha experiência, de que Ele não quer nada mais do que aquilo que eu sou hoje, jovem, Shalom, Comunidade de Vida.
E essa é a grande graça que Ele deseja fazer que esse povo experimente, que o carisma é feito com jovens, a partir dos jovens, para os jovens e alcança a todos, alcança as famílias, alcança os pobres. Então, para mim é uma grande responsabilidade trazer essa missão nessa terra que é muito fecunda, muito fecunda, extremamente fecunda. Deus tem uma grande predileção para Imperatriz na sua bondade, amor, misericórdia. Eu me sinto tocando mesmo em um mistério que ultrapassa os meus olhos e a minha compreensão. E esse tempo é um grande tempo de reparação, que Deus vem realmente reconstruindo: a missão, este povo, reparando as brechas, curando as feridas. É um tempo de reconstrução, isso em várias orações Deus já nos disse e Ele cada vez mais reafirma isso. Então, pra mim é uma alegria, mas uma grande responsabilidade viver e ser Shalom nessa terra. Sendo jovem e sendo comunidade de vida”.
Lucas Santos Rosa faz parte da primeira turma que fez as primeiras promessas como Comunidade de Aliança na missa de aniversário da missão. Para ele, fazer parte da Missão Imperatriz é poder contribuir de alguma forma com o Reino de Deus. “Esse tempo de missão foi o tempo em que o Senhor me tirou de mim mesmo e me colocou dentro de Sua vontade. Foi um tempo de conversão e aprendizado e de se fazer servo, pois somente Ele, o Ressuscitado que passou pela cruz, merece todo amor do mundo. Esse amor deve estar ligado ao amor aos irmãos e também aos não-amáveis, os desconhecidos, aqueles que o próprio Deus nos envia a evangelizar. Sim, evangelizar para nós, como Comunidade Católica Shalom, é no poder do Espírito Santo de Deus
Essa é minha terra de missão, meu campo de batalha. Está inserido nos meios seculares, ambiente de trabalho, família.
Como é bom e agradável ir ao encontro do próximo, ser sal e luz para o mundo. Aqui deixo minha gratidão a Deus, nosso pai, e para aqueles que dão a sua vida nessa terra de missão. Fazer parte da primeira turma de consagrados da missão Imperatriz é poder viver e contemplar os frutos de Deus, frutos daqueles que vieram e trouxeram o Carisma Shalom para essa terra. Eu me sinto feliz e amado por fazer parte dessa família que me faz querer o céu e a vontade de Deus em minha vida. Este é um tempo novo, uma obra nova que o Senhor realiza. Obrigado, Senhor, por me chamar a abraçar tua cruz”.
Luan Figueiredo, vocacionado da Comunidade, conheceu o Shalom na Missão de Parnaíba (PI), em meados de 2013-2014, durante suas férias, ficou sabendo da existência da Difusão em Imperatriz: “Logo ardeu em meu coração o desejo de conhecer aquela semente que Deus plantava, ainda mais por ser na minha cidade natal. Mas, não fui sozinho, eu convidei minha família para ir junto comigo. ‘Vamos, vocês vão gostar, o Shalom é muito legal, a acolhida deles te faz se sentir em casa, a felicidade e a animação deles são contagiantes’. Por graça de Deus, eles foram. Hoje, 10 anos depois, meu coração se rejubila de alegria em ver a minha mãe, Edilane Santos Figueiredo, fazer as suas Primeiras Promessas no Carisma Shalom como Comunidade de Aliança.
Eu, na época um jovem de 19 anos, levei meus pais para o Shalom, e hoje contemplo os frutos de Deus.
Sim, de Deus, pois os méritos são Dele, a obra é Dele, quem planta, rega e colhe os frutos é Ele. Por algumas obras internas, eu me afastei da Comunidade no final de 2017, mas, como dizem, o chamado de Deus é irrevogável, retornei esse ano, e não retornei sozinho (claro!). Hoje, eu e minha noiva somos vocacionados Shalom, e, se Deus permitir e for da vontade Dele, seremos todos uma família Shalom!”.
Shalom – Imperatriz
O Centro de Evangelização está localizado na Rua Santo Cristo, n° 491, entre a Rua Y e a Rua Coriolano Milhomem. Estamos abertos de segunda a sábado das 14:00 às 22:00.
Temos missas às segundas-feiras às 18:30 e aos sábados aos 19:30. Grupos de oração nas terças-feiras às 19:30 e aos sábados às 17:00.
Todas as terças-feiras temos a Terça da Paz, às 19:30.
Mais informações: Instagram – @shalomimperatriz
Parabens irmãos da missão e obra shalom de Imperatriz. Contem sempre com minhas orações.