A missão da Comunidade Católica Shalom em Madagascar, na África, foi convidada a ministrar um curso profissionalizante para pessoas assistidas pela Associação de Deficientes Físicos. O objetivo do curso era capacitar os assistidos a terem uma fonte de renda. O país africano é um dos mais pobres do mundo. De acordo com os missionários, Madagascar vive hoje uma forte crise financeira e, por isso, a associação perdeu grande parte de seus benfeitores. Ao todo, 12 pessoas participaram do curso, ministrado nos dias 5 e 6 de maio.
“Foram dois dias muito especiais para nós como missionários na África em um país com um povo tão sofrido. Nós não somente demos a eles um pouco do nosso conhecimento, nós também recebemos deles: a gratidão, a alegria, o sorriso no rosto. Tivemos uma grande experiência de perceber nos olhos dessas pessoas uma nova esperança. Eles tiveram essa esperança de aprender e, com aquilo que eles aprenderam, eles poderão manter suas famílias, sobreviver. Foi maravilhoso”, conta a Responsável Local, Vanda Santos.
Simplicidade e gratidão
Vanda conta que a simplicidade e a gratidão dos participantes do curso tocaram profundamente o coração dos missionários. “Para nós foi um momento de grande graça para nós, como Comunidade Shalom. Fizemos aquilo que o Evangelho nos pede todos os dias: dar de graça o que de graça nós recebemos. E, ao mesmo tempo que nós fomos dando um pouco do nosso conhecimento da culinária, ensinando a fazer bolos, nós também íamos dando um pouco da experiência que nós tivemos e temos diariamente com o Amor de Deus, com a Misericórdia de Deus”.
E, completa: “foi muito interessante ouvir alguns testemunhos e algumas pessoas nos disseram ‘Nós vamos rezar pelo Shalom todos os dias das nossas vidas e nós vamos pedir a Deus que o Shalom possa invadir o mundo. Todas as vezes que a minha família comer desse bolo, nós vamos lembrar do Shalom e pelo Shalom nós vamos rezar, para que outras pessoas como nós possam também ter essa experiencia’. Imagine você escutar isso de uma pessoa simples”, conta Vanda.