A Comunidade Católica Shalom participou do congresso da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), realizado de 12 a 15 de março em Würzburg, na Alemanha. O evento acontece a cada quatro anos e tem como público alvo os benfeitores alemães da instituição. O tema deste ano foi “Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós; e sereis minhas testemunhas até os confins da terra “(At 1,8).
Quinze jovens participantes de grupos de oração Shalom na Europa e membros da Comunidade apresentaram um espetáculos sobre as “Parábolas da Misericórdia”, que foi transmitido ao vivo pela TV alemã. O Shalom também esteve presente em um dos estandes, onde pôde apresentar sua missão aos congressistas. Houve ainda um momento de animação e testemunhos no workshop dedicado aos jovens.
A peça teatral teve como base as parábolas do evangelho de Lucas: a ovelha perdida, a dracma encontrada e o filho pródigo. “Neste grande kairós de Misericórdia que a Igreja vive durante este pontificado do Papa Francisco, a Comunidade quis, através deste espetáculo, mostrar que deseja ser no mundo, em sua vida e missão, um alegre instrumento do amor misericordioso de Deus”, afirma o assistente internacional do Shalom, Cristiano Pinheiro, que falou no palco sobre a vida e a missão da Comunidade no mundo.
É a segunda vez que a Comunidade participa deste evento, cuja edição anterior foi em março de 2011, quando apresentou o espetáculo “Christus” e cantou uma versão alemã da música “Oferta”.
Comunhão
A AIS, “Kirche in Not” em alemão, tem por missão apoiar projetos de cunho pastoral em países onde a Igreja Católica está em dificuldades por perseguição religiosa, por causa de guerras e revoluções ou pela miséria.
“Fomos fazer comunhão com esta instituição que ajuda tantas pessoas em tantas situações difíceis que a Igreja sofre hoje no mundo: perseguições, pobreza, guerras. Quisemos, como Comunidade Shalom, dar nossa contribuição e nosso testemunho, já que o Senhor nos chamou a este anúncio da Paz e da Misericórdia de Deus, através da experiência com Jesus Ressuscitado”, destaca Cristiano.
A parceria entre AIS e Shalom começou quando a Comunidade recebeu a visita do secretário geral e do presidente da fundação, à época do reconhecimento pontifício. Eles ficaram muito admirados pelo trabalho missionário e sua expansão. Havia grandes necessidades de estruturas para corresponder a esse trabalho, e então a AIS se propôs a ajudar na construção do prédio que hoje é a Diaconia, sede do Governo Geral do Shalom. Depois outras colaborações se iniciaram para a manutenção de alguns missionários em lugares onde a locomoção e os meios de transporte são mais desafiantes, nos lugares mais distantes.
Emanuele Sales
gostaria de saber um pouca da historia da missao na alemanha, como começou, qual a sua realidade.
sou vocasionado da missao de santo amaro sp brasil
Amo a Shalom.
Fiquei feliz de saber da parceria com a AIS.
Deus abençoe a todos.