Institucional

Shalom participa de congresso da Ajuda à Igreja que Sofre

comshalom
IMG_7222
Missionários da Comunidade Católica Shalom

A Comunidade Católica Shalom participou do congresso da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), realizado de 12 a 15 de março em Würzburg, na Alemanha. O evento acontece a cada quatro anos e tem como público alvo os benfeitores alemães da instituição. O tema deste ano foi “Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós; e sereis minhas testemunhas até os confins da terra “(At 1,8).

IMG_7182
Jovens artistas que se apresentaram no Congresso da AIS

Quinze jovens participantes de grupos de oração Shalom na Europa e membros da Comunidade apresentaram um espetáculos sobre as “Parábolas da Misericórdia”, que foi transmitido ao vivo pela TV alemã. O Shalom também esteve presente em um dos estandes, onde pôde apresentar sua missão aos congressistas. Houve ainda um momento de animação e testemunhos no workshop dedicado aos jovens.

A peça teatral teve como base as parábolas do evangelho de Lucas: a ovelha perdida, a dracma encontrada e o filho pródigo.  “Neste grande kairós de Misericórdia que a Igreja vive durante este pontificado do Papa Francisco, a Comunidade quis, através deste espetáculo, mostrar que deseja ser no mundo, em sua vida e missão, um alegre instrumento do amor misericordioso de Deus”, afirma o assistente internacional do Shalom, Cristiano Pinheiro, que falou no palco sobre a vida e a missão da Comunidade no mundo.

É a segunda vez que a Comunidade participa deste evento, cuja edição anterior foi em março de 2011, quando apresentou o espetáculo “Christus” e cantou uma versão alemã da música “Oferta”.

Comunhão

A AIS, “Kirche in Not” em alemão, tem por missão apoiar projetos de cunho pastoral em países onde a Igreja Católica está em dificuldades por perseguição religiosa, por causa de guerras e revoluções ou pela miséria.

“Fomos fazer comunhão com esta instituição que ajuda tantas pessoas em tantas situações difíceis que a Igreja sofre hoje no mundo: perseguições, pobreza, guerras. Quisemos, como Comunidade Shalom, dar nossa contribuição e nosso testemunho, já que o Senhor nos chamou a este anúncio da Paz e da Misericórdia de Deus, através da experiência com Jesus Ressuscitado”, destaca Cristiano.

A parceria entre AIS e Shalom começou quando a Comunidade recebeu a visita do secretário geral e do presidente da fundação, à época do reconhecimento pontifício. Eles ficaram muito admirados pelo trabalho missionário e sua expansão. Havia grandes necessidades de estruturas para corresponder a esse trabalho, e então a AIS se propôs a ajudar na construção do prédio que hoje é a Diaconia, sede do Governo Geral do Shalom. Depois outras colaborações se iniciaram para a manutenção de alguns missionários em lugares onde a locomoção e os meios de transporte são mais desafiantes, nos lugares mais distantes.

 

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. gostaria de saber um pouca da historia da missao na alemanha, como começou, qual a sua realidade.
    sou vocasionado da missao de santo amaro sp brasil