Institucional

Shalom participa de solenidade dos 430 anos da capital paraibana

comshalom
430 anos de João Pessoa

Os membros da Comunidade de Vida e Aliança da Comunidade Shalom, missão de João Pessoa estiveram presentes na solene Celebração Eucarística de 430 anos de fundação da cidade de João Pessoa, realizada na manhã desta quarta-feira (5), na Catedral da Arquidiocese, que fica no Centro da capital paraibana. A solenidade foi presidida pelo Arcebispo Dom Aldo de Cillo Pagotto, SSS, e concelebrada por boa parte do clero de João Pessoa, cuja Padroeira tem por título Nossa Senhora das Neves. Confira trechos da homilia proferida durante a Celebração Eucarística.

430 anos de João Pessoa
430 anos de João Pessoa

Dom Aldo destacou em sua homilia, e durante boa parte da Celebração, a palavra “Memorial” como chave para o entendimento do estava sendo celebrado. Tendo em vista que a definição de Memorial, segundo o contexto da celebração, é “história contada, relida, atualizada, dinamicamente acrescentada, recriada, reconduzida” e era exatamente o que se estava sendo feito naquele instante, afirmou.

A cidade, desde seu início, tem o chamado à missão de ser grandiosa, muito embora, considerada pequenina. “Agigantamo-nos em qualidade, esta é nossa vocação enquanto Estado da Paraíba”. Da mesma maneira, deu-nos a Virgem Maria como exemplo que, sendo pequena pela humanidade, tornou-se grande diante de Deus, “a filha predileta de Deus Pai, na qual está representada toda a humanidade”, afirmou Dom Aldo. Diante disso lançou o questionamento acerca de nossa correspondência acerca dessa vocação, como pertencentes à terra da Paraíba.

Ainda durante a homilia, relembrou o percurso tomado para que a Virgem Maria fosse declarada como “Mãe de Deus” as heresias da época. Em seguida, explicou a origem do título de “Senhora das Neves” que está ligado à declaração do Dogma de “Maria, Mãe de Deus”. “Nossa Senhora das Neves é também conhecida como Santa Maria Maior. Esse título deu-se devido a uma antiga tradição, segundo a qual um casal romano, que pediu à Virgem Maria luzes para saber como empregar a sua fortuna, recebeu em sonhos a mensagem de que Santa Maria desejava que lhe fosse dedicado um templo, precisamente no lugar do monte Esquilino. Isto aconteceu na noite de 4 para 5 de agosto, em pleno verão. No dia seguinte, o terreno onde se ergue a Basílica de Santa Maria Maior amanheceu inteiramente nevado.”

Consagração

Um momento marcante durante a celebração, mais exatamente após a Profissão de Fé, foi a “Consagração ao Senhor da Vida pelo Imaculado Coração de Maria – por ocasião da Celebração dos 430 anos da Cidade de João Pessoa e do Estado da Paraíba”. Ao final da Homilia, Dom Aldo destacou a figura de Maria como nossa Mãe, com a qual podemos contar em todos os momentos de nossa vida.

 

Por David Matias


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.