Brasil

Shalom Petrópolis se mobiliza para ajudar vítimas da tempestade

Fortes chuvas assolaram a cidade imperial na terça-feira e deixaram dezenas de mortos.

comshalom
Foto: Agência Brasil

A Missão de Petrópolis (RJ) está se mobilizando para ajudar as vítimas do temporal que assolou a cidade na última terça-feira, 15 de fevereiro. As doações estão se concentrando na Paróquia de Santo Antônio, no bairro Alto da Serra, o mais atingido pela tempestade. Segundo o consagrado Renato Varges, a Missão está apoiando as ações do bispo diocesano, dom Gregório Paixão, na paróquia, que já acolhe mais de 200 desabrigados.

“Meus irmãos e irmãs, todos sabem da grande tragédia que assola Petrópolis; são muitas pessoas ainda desaparecidas, inclusive da Obra, muita destruição, tudo fechado. Não se tem ainda a dimensão das perdas e número de pessoas falecidas. Todos os membros da Comunidade estão bem. Peço orações e ajuda de todos”, solicita o Responsável Local da Missão, Paulo César Tavares.

“Estamos ainda aguardando novas orientações da defesa Civil para poder ajudar nos outros bairros, mas o Alto da Serra foi o lugar mais atingido. Inclusive temos irmãos que moram lá. Graças a Deus não tivemos ninguém da Missão ferido, apenas uma irmã discípula que está com a casa ameaçada de desabar e precisou sair”, conta Renato.

Volume de chuva foi maior que o esperado para todo mês de fevereiro

A chuva, que começou por volta de 16h, surpreendeu os moradores da cidade. As ruas rapidamente ficaram alagadas e muitos moradores não conseguiram retornar às suas casas. “Duas irmãs da comunidade ficaram nas escolas em que trabalham porque não conseguiram ir embora, e eu fiquei pelo centro na casa de uma amiga”, explica Lucilene da Silva, discípula da Comunidade de Aliança da Missão.

“A oração é o que nos une, é o nosso olhar atento as dificuldades para tentar levar alguma coisa a esses irmãos que perderam tudo. Foi bem assustador, mas tendo a Deus, temos tudo”, resume Pamela Amarante.

Rua em frente ao Centro de Evangelização Shalom Petrópolis

Bispo pede solidariedade às vítimas

O bispo de Petrópolis, dom Gregório Paixão, determinou que todas as igrejas da diocese estejam abertas para o acolhimento às vítimas. “Este momento é de solidariedade e nós, da Igreja Católica, estamos profundamente unidos e solidários a todas as famílias”, disse.

A arquidiocese do Rio de Janeiro também lançou a campanha SOS Petrópolis. “Filhos e filhas, peço que neste momento de extrema necessidade dos nossos irmãos e irmãs da diocese de Petrópolis, a nossa caridade e oração possam socorrê-los velozmente”, escreveu o arcebispo do Rio, cardeal Orani Tempesta, em suas redes sociais.

Veja como ajudar às vítimas

SOS Petrópolis
Conta Emergencial da Caritas Arquidiocesana
Banco Bradesco,
Agência 0814-1,
Conta Corrente 48500-4.

Paróquia Santo Antônio – Petrópolis
Pix (CNPJ)  28805190/0007-29

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.