A Missão de Petrópolis (RJ) está se mobilizando para ajudar as vítimas do temporal que assolou a cidade na última terça-feira, 15 de fevereiro. As doações estão se concentrando na Paróquia de Santo Antônio, no bairro Alto da Serra, o mais atingido pela tempestade. Segundo o consagrado Renato Varges, a Missão está apoiando as ações do bispo diocesano, dom Gregório Paixão, na paróquia, que já acolhe mais de 200 desabrigados.
“Meus irmãos e irmãs, todos sabem da grande tragédia que assola Petrópolis; são muitas pessoas ainda desaparecidas, inclusive da Obra, muita destruição, tudo fechado. Não se tem ainda a dimensão das perdas e número de pessoas falecidas. Todos os membros da Comunidade estão bem. Peço orações e ajuda de todos”, solicita o Responsável Local da Missão, Paulo César Tavares.
“Estamos ainda aguardando novas orientações da defesa Civil para poder ajudar nos outros bairros, mas o Alto da Serra foi o lugar mais atingido. Inclusive temos irmãos que moram lá. Graças a Deus não tivemos ninguém da Missão ferido, apenas uma irmã discípula que está com a casa ameaçada de desabar e precisou sair”, conta Renato.
Volume de chuva foi maior que o esperado para todo mês de fevereiro
A chuva, que começou por volta de 16h, surpreendeu os moradores da cidade. As ruas rapidamente ficaram alagadas e muitos moradores não conseguiram retornar às suas casas. “Duas irmãs da comunidade ficaram nas escolas em que trabalham porque não conseguiram ir embora, e eu fiquei pelo centro na casa de uma amiga”, explica Lucilene da Silva, discípula da Comunidade de Aliança da Missão.
“A oração é o que nos une, é o nosso olhar atento as dificuldades para tentar levar alguma coisa a esses irmãos que perderam tudo. Foi bem assustador, mas tendo a Deus, temos tudo”, resume Pamela Amarante.
Bispo pede solidariedade às vítimas
O bispo de Petrópolis, dom Gregório Paixão, determinou que todas as igrejas da diocese estejam abertas para o acolhimento às vítimas. “Este momento é de solidariedade e nós, da Igreja Católica, estamos profundamente unidos e solidários a todas as famílias”, disse.
A arquidiocese do Rio de Janeiro também lançou a campanha SOS Petrópolis. “Filhos e filhas, peço que neste momento de extrema necessidade dos nossos irmãos e irmãs da diocese de Petrópolis, a nossa caridade e oração possam socorrê-los velozmente”, escreveu o arcebispo do Rio, cardeal Orani Tempesta, em suas redes sociais.
Veja como ajudar às vítimas
SOS Petrópolis
Conta Emergencial da Caritas Arquidiocesana
Banco Bradesco,
Agência 0814-1,
Conta Corrente 48500-4.
Paróquia Santo Antônio – Petrópolis
Pix (CNPJ) 28805190/0007-29