Shalom

Formação Shalom promove “Tecendo o Fio de Ouro” em Lima

comshalom

Formação, oração e interculturalidade

tfo portal LimaFoi ministrado entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro em Lima, no Peru, o curso com o livro Tecendo o Fio de Ouro. A iniciativa faz parte da difusão desse método de formação para autoconhecimento e cura interior, em processo de tradução e aplicação nos diversos países onde está presente a Comunidade Católica Shalom e já amplamente aplicado no Brasil.

O roteiro faz parte do programa de formação humana Caminho Ordo Amoris aplicado pela Escola de Formação Shalom, que visa por meio da oração, formação e acompanhamento, levar o participante a ordenar para o amor sua própria vida, sua história pessoal, limites, fraquezas e necessidades, identidade e afetividade.

O conteúdo aplicado em língua local (espanhol), nos deu a oportunidade de testemunhar a universalidade das inspirações no carisma Shalom e que seus tesouros de fato pertencem à Igreja e à humanidade.

Em torno de 40 participantes aprofundaram a primeira parte do roteiro que trata da reconciliação com o passado, com a história pessoal. Meyr Andrade, responsável pela Escola de Formação Shalom e que aplicou o curso no Peru, destacou um momento muito especial:

“Sempre fazemos uma pequena oficina onde destacamos os traços da nossa história, resgatando memória dos nossos antepassados por meio de memórias remotas, conhecidas por genealogias ou tradição. Quando aplicado no Brasil, a oficina deste capítulo do livro geralmente termina na memória dos bisavós, mas aconteceu algo interessante no Peru: esse momento foi mais rico de detalhes e percep580635_737474909614740_1085381856_nções. Como os Incas são os antepassados imediato de grande parte daquela região, sem desprezar em nada a riquezas daquela cultura, eles puderam reconhecer em Jesus vários elementos religiosos cultivados por essa rica civilização em aspectos naturais, como o sol por exemplo. Foi muito belo vê-los perceber que Deus preparou a chegada do Evangelho até eles conduzindo toda uma civilização pela sede do coração humano por algo transcedente. A sede do sobrenatural dos Incas já era Deus inquietando a respeito do céu e não é difícil reconhece-lo em Jesus Ressuscitado e nos valores do Evangelho. Agradecidos a Deus pelo passado Inca, ficaram bem felizes pelo presente evangelizado, pela pertença à Igreja, essa civilização do amor.”

Nos próximos semestres serão aplicados as demais partes do livro Tecendo o Fio de Ouro, que correspondem a ordenação para o amor dos limites, fraquezas e necessidades, identidade e afetividade.

Escola de Formação Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.