Barracas, lanternas, mochila nas costas, muita disposição para aventura e um final de semana com os amigos também fazem parte da nossa forma de falar de Deus. Parece estranho? Mas é assim que acontece no Acampamento de Jovens Shalom (Acamp’s).
O Acamp´s foi criado com o objetivo de apresentar o Evangelho à juventude com uma linguagem que lhe fosse acessível. Percebia-se que o jovem tinha abertura à Palavra de Deus, mas a linguagem precisava se tornar clara para seu tempo. Da mesma forma que a lanchonete Shalom surgiu como uma inspiração para atrair os jovens que não aceitariam um convite para ir à missa, certamente aqueles que não “topariam” um convite para ir a um grupo de oração, aceitariam acampar durante uma semana nas suas férias colegiais.
Na época, o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, explicou que esse Projeto atende a um apelo do Papa João Paulo II, que pede para “evangelizarmos com novos meios e métodos. E, assim, surgiu a inspiração de juntar a evangelização ao lazer sadio”, justifica. O convite para participar do Acampamento na fazenda Guarany, em Pacajus-CE, local onde é realizado até hoje, é aberto a qualquer jovem, mesmo os que não professam religião.
É um evento promovido pelo Projeto Juventude para Jesus da Comunidade Católica Shalom, sendo uma opção sadia de lazer e entretenimento para os jovens no período das férias. É um evento ousado e criativo em que, durante as manhãs, acontecem atividades de lazer visando a coletividade. No período da tarde, são oferecidos cursos formativos, realizados Seminário de Vida no Espírito Santo e Celebração Eucarística. Nas noites de fraternidade acontecem shows musicais e peças teatrais.
Em sua primeira edição, promovida no ano de 1989, o Acamp’s superou todas as expectativas e seus frutos foram bem além do esperado, pois a intenção inicial era tirar os jovens do mundo, oferecendo algo diferente a eles. “Quando realizou o I Acampamento de Jovens (…), a Comunidade Shalom quis oferecer um lazer sadio aos jovens, na época das férias. Não imaginava, entretanto, que a iniciativa teria um alcance bem maior”.
Apesar dos anos, o objetivo do Acamp’s permanece atualíssimo. Evento como este, que, na sua essência, promove a vivência do sacrifício, da renúncia e da perseverança como valores é de grande valia para o momento em que vivemos.
O Acamp’s foi pensado para todos os jovens e, especialmente, para os mais distantes da Igreja, que, certamente, não aceitariam o convite para um retiro espiritual, mas, para acampar, “seria uma boa ideia”. É assim que muitos chegam, com o simples desejo de acampar e, ao longo dos dias, se deparam com um Tesouro inesperado: Deus. De tudo que nós podemos oferecer no Acamp’s nada se compara a experiência do amor de Deus. Não somos nós quem dizemos isso, mas os testemunhos de milhares de jovens que tiveram suas vidas transformadas por este amor. Testemunhamos, com muita alegria, a transformação deles que chegaram sem sentido de vida e, depois dessa experiência, tudo mudou.
Além do resgate de jovens, o Acamp´s proporciona o protagonismo da juventude na evangelização. Aqueles que fizeram a experiência com Cristo vivem agora a evangelização como primazia em todos os ambientes. O colégio, por exemplo, agora se torna terra de missão. A frutuosidade dessa ação continua superando as expectativas da Comunidade Shalom até os dias de hoje, tornando-se uma espécie de celeiro de vocações.
A iniciativa, que teve origem em Fortaleza, tomou proporções maiores e continua sendo uma novidade atrativa para os jovens. Atualmente, o evento é promovido em diversas cidades do Brasil e no exterior. Veja onde são realizados os eventos de maior porte: Fortaleza-CE, Juazeiro-CE, Sobral-CE, Aracaju-SE, Caicó-RN, João Pessoa-PB, Patos-PB, Maceió-AL, Mossoró-RN, Natal-RN, Parnaíba-PI, Teresina-PI, Recife-PE, São Luís-MA, Salvador-BA, Senhor do Bonfim-BA, Juazeiro-BA, Aparecida-SP, Guarulhos-SP, São Paulo-SP, Santo Amaro-SP, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Curitiba-PN, Florianópolis-SC, Macapá-AP, Ponta Grossa-PN, Rio de Janeiro-RJ e Macaé-RJ. Para aqueles que aqui encontram a alegria de viver, melhor vida não há!
Deise Carvalho
Fonte: Revista Shalom Maná