A Comunidade Católica Shalom realizou o Acampamento de Jovens Shalom, Acamp’s, na Hungria. Cerca de 80 jovens participaram do evento, realizado de 23 a 27 de julho, na cidade de Siófok, às margens do lago Balaton, considerado a “praia dos húngaros”. Música, esporte e espiritualidade marcaram o encontro.
O Acamp’s teve sua primeira edição em Fortaleza, em 1989. Hoje já acontece em 29 cidades do Brasil, com o objetivo de oferecer aos participantes, cuja faixa etária predominante é de 13 a 25 anos, uma experiência pessoal com o amor de Deus. Na Hungria, não foi diferente. Os jovens participaram do Seminário de Vida no Espírito Santo (SVES).
“Muitos têm falado que a dinâmica do Acamp’s foi muito legal, pois no mesmo dia tínhamos oração, adoração ao Santíssimo Sacramento, Missa, pregações, e íamos para o lago, praticávamos esporte, jogávamos e, durante as noites, fazíamos festa”, afirma a missionária Carolina Costa.
As pregações do SVES ficaram por conta do missionário brasileiro Rafael D’Aqui e da esposa Nathalie Rüttimann, ambos membros da Comunidade Católica Shalom, como Comunidade de Aliança. Nathalie contou como experimentou dos dons do Espírito Santo pela primeira vez e como passou a usá-los. O testemunhou dela, pelo fato de ser europeia, aproximou-se bastante da realidade vivida pelos participantes.
A atividade da noite era sempre uma festa. A primeira foi de temática junina, depois um luau à beira do lago, com direito a banho. A última foi um show do ministério de música e de uma banda local na praça principal da cidade. Também foi encenada a peça “Life House”, que traz a história de pecado e salvação do homem. “Além de os jovens terem se divertido bastante com esses shows, também foi uma excelente oportunidade de evangelizar”, avalia Carolina.
Engajamento
No Acamp’s da Hungria, cerca de 30 pessoas estavam servindo. “Todos esses fazem parte da obra, e deram a vida servindo. Tivemos escala de intercessão, já que tivemos Jesus Eucarístico o tempo todo conosco. Cada um tinha que rezar diariamente uma hora”, informa a missionária. Todos os outros participantes eram de outras comunidades, alguns só frequentavam as missas e havia também quem sequer era batizado.
Os primeiros missionários da Comunidade chegaram à Hungria em outubro de 2009, a pedido do cardeal arcebispo da Diocese de Esztergom-Budapest, Erdő Péter, que, de forma especial, pediu para se dedicarem à evangelização da juventude.
“Através da amizade e da partilha de vida, foi se achegando a nós os primeiros jovens. Após um ano e meio, iniciamos o primeiro grupo de oração e algumas atividades, como festas e passeios. A partir de 2012, nos firmamos ainda mais num caminho de evangelização e podemos hoje contemplar o que o Senhor já nos deu: uma pequena Obra Shalom em Budapeste, com jovens engajados e com expressões do Carisma já se desenvolvendo no meio deles”, conta a responsável local da Missão de Budapeste, Joicy Nazareth.
Segundo Carolina, cresce a esperança de nascer um novo grupo de oração na Missão de Budapeste depois desse evento. “Com certeza não virão todos, porque alguns vieram de outras cidades da Hungria, mas creio que a maioria fará parte da obra. Em setembro iniciamos o grupo e faremos o reencontro”, adianta.
Emanuele Sales