A Missão da Comunidade Católica Shalom em Belém (PA) recebeu o “Troféu Carlos Rocque”, premiação concedida por órgãos relacionados ao incentivo ao turismo no estado do Pará às entidades participantes da Romaria Fluvial que se destacaram no quesito ornamentação das embarcações. A premiação ocorreu na manhã desta quarta-feira (22), no Espaço São José Liberto (Polo Joalheiro do Pará).
A Comunidade Shalom participou este ano da Romaria Fluvial com a embarcação “Domingos Acatauassu” de propriedade da Henvil Transportes LTDA, agraciada com 2º lugar na categoria “Outras Embarcações” do 29º Concurso de Ornamentação das Embarcações da Romaria Fluvial. Anualmente, a missão de Belém promove o “Círio Fluvial da Paz”, evento que, durante o percurso da Romaria Fluvial, oferece programação religiosa com a celebração de Santa Missa, louvor, confissão, oração e aconselhamento.
Para Aglauberto Nascimento, coordenador do Ministério de Eventos do Shalom, “a premiação reflete o empenho do Shalom na profissionalização de suas ações, visando primeiramente oferecer o melhor para Deus, favorecendo assim, em cada detalhe, a experiência de oração dos participantes”.
O concurso é promovido anualmente pela Empresa Paraense de Turismo (PARATUR), pela Secretária de Estado de Turismo (SETUR) e pela Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (SEDIP), órgãos relacionados ao Governo do Estado do Pará.
Foram premiadas com o “Troféu Carlos Rocque” três embarcações na categoria A (Embarcações Regionais) e quatro na categoria B (Outras Embarcações). O Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial é tradicionalmente realizado no sábado que antecede o Círio. Neste ano, a Paratur convidou novos jurados para a escolha das embarcações mais animadas, melhor decoradas, que concluíram todo o trajeto da romaria e estavam de acordo com as regras de segurança da navegação determinadas pela Capitania dos Portos e Hidrovias da Amazônia Oriental (Cpaor).
O júri foi formado pela jornalista carioca Soraya Moreno, diretora de Turismo Religioso da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro; o fotógrafo paraense Ray Nonato, membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet); Maria Célia Jacob, pós-graduada em Teoria Literária e em Literatura Infanto Juvenil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; o consultor em turismo e hotelaria Haroldo Verbicaro Tuma, mestre em consultoria e gestão do ecoturismo pela Universidad de León, Espanha; e Edila Porto de Oliveira, cerimonialista, professora e coordenadora do bacharelado em Moda da Universidade da Amazônia.
Veja outras fotos da premiação:
por Isaak Felipe Sales
(com informações da Agência Pará)