A missão Recife da Comunidade Católica Shalom comemorou seus 21 anos de fundação no último dia 07 de abril. Porém, como a data coincidiu com a sexta-feira santa, a comemoração foi transferida para hoje, dia 16, domingo da Divina Misericórdia, com o Encontro Geral da Obra. O dia contou com pregações, adoração ao Santíssimo, oração do Terço da Misericórdia e Santa Missa. À noite, os irmãos tiveram um momento de fraternidade e show do cantor católico Yuri Costa, concluindo um dia de muito louvor e gratidão.
A história do Carisma na começou muito antes da fundação
A história do carisma na cidade começou em 1987, quando um grupo de jovens que se reunia na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) torna-se a Comunidade Magnificat. O grupo, então composto por cerca de seis membros, aprofundava seus conhecimentos sobre o carisma através de retiros e formações ministradas por missionários. Em oração, vem a inspiração profética de que Deus desejava uma casa na cidade aos moldes do Shalom da Paz (Fortaleza-CE), onde muitos jovens tocariam e se encontrariam no Carisma Shalom. Dois anos depois é fundada a Casa de Maria, próxima à UNICAP.
Com o passar do tempo, alguns irmãos têm a inspiração de dar um passo a mais. Assim, o casal Valdo e Soraya Lacerda fazem o vocacional da comunidade em Fortaleza, onde moram até 1998. Ao retornarem, iniciam o processo para iniciar um grupo Amigos do Shalom, que começaram a se reunir no Colégio Vera Cruz em outubro de 1999, seguindo para o Morro da Conceição e, dois anos depois, mudando-se para a paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem, sob os cuidados de Padre Bosco, que veio a assinar a carta para o Conselho Geral, pedindo o início da missão na cidade.
No dia 07 de abril de 2002, ainda em Boa Viagem, é oficialmente inaugurada a missão Recife, também domingo da misericórdia. Neste dia, chegaram os primeiros missionários da comunidade de vida: Mênzia, Rafael, Alessandro, a então noviça Lorena e Anade, aliança missionária. “Deus foi fiel ao enviar a missão à cidade. Ele é sempre fiel às suas promessas!”, partilha Rosana Torres, consagrada com promessas definitivas na CAl, ao recordar do momento em que o discernimento chegou às mãos de padre Bosco. Passadas duas décadas, a missão conta com quatro irradiações, 22 irmãos na CV, aproximadamente 180 irmãos na CAl e cerca de 320 membros na Obra distribuídos em 25 grupos de oração.
Muitos irmãos vieram e partiram, muitas vidas foram transformadas e muitas histórias foram cruzadas pelo Ressuscitado que Passou Pela Cruz. Na gratidão e esperança, que mais frutos possam surgir nesta história de divina misericórdia!