Shalom

Shalom Teresina: escutar a oração dos pobres e atender às suas necessidades

Comunidade Católica Shalom, em Teresina, realiza uma série de ações de promoção humana ao longo da última semana, culminando com a celebração do Dia Mundial dos Pobres.

comshalom

A Comunidade Católica Shalom, em Teresina, realizou uma série de ações de promoção humana ao longo da última semana, culminando no domingo, 17, com a celebração do Dia Mundial dos Pobres. Alinhada ao compromisso pastoral da Igreja de dar voz aos mais necessitados, a iniciativa buscou escutar a oração dos pobres e atender às suas necessidades, reafirmando a centralidade do serviço ao próximo na vida cristã.

As ações, implementadas em três regiões da capital piauiense, atenderam centenas de pessoas nos dias 13 de novembro, na Casa São João Paulo II, no Morro da Esperança; 16 de novembro, na Vila Jerusalém; e 17 de novembro, na Praça João Luís Ferreira. Estes serviços, que ganharam um impulso especial nesta semana com o envolvimento de toda a Comunidade, fazem parte do trabalho contínuo do ministério de Promoção Humana, realizado semanalmente com a ajuda de voluntários. 

“Portanto somos chamados a estender a mão aos pobres, a encontrá-los, fixá-los nos olhos, abraçá-los, para lhes fazer sentir o calor do amor que rompe o círculo da solidão. A sua mão estendida para nós é também um convite a sairmos das nossas certezas e comodidades e a reconhecermos o valor que a pobreza encerra em si mesma” (Trecho da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres de 2017).

Durante as ações, que incluíram a distribuição de refeições e kits de higiene pessoal, além de serviços como cortes de cabelo, manicure e pedicure, atendimento médico, odontológico, psicológico, social e espiritual, buscou-se ir além da oferta de bens materiais e habilidades pessoais a serviço dos mais necessitados, mas, sobretudo, alargar o coração como uma porta aberta para acolher, escutar e cuidar.

“Esse é o segundo ano que sirvo, atuando como cabeleireira. Para mim, é uma experiência profundamente impactante, pois, ao entrar em contato com a realidade desses irmãos em situações tão vulneráveis, sou levada a refletir sobre minha própria vida com mais gratidão. Essas pessoas, que muitas vezes não têm a certeza do amanhã — se terão algo para comer, onde dormir ou se acordarão no dia seguinte —, me ensinam muito. Ao olhar para eles, vejo uma fé em Deus e um amor que me fortalecem a cada encontro”, testemunhou Vanessa Souza, vocacionada da Comunidade Católica Shalom e voluntária.

Dia Mundial do Pobres

O Dia Mundial do Pobres foi instituído pelo Papa Francisco em 2016, no encerramento do Ano da Misericórdia, e em 2024 teve como tema “A oração do pobre eleva-se até Deus” (cf.  21, 5). “Neste ano dedicado à oração, precisamos de fazer nossa a oração dos pobres e rezar com eles. É um desafio que temos de aceitar e uma ação pastoral que precisa de ser alimentada. Com efeito, a pior discriminação que sofrem os pobres é a falta de cuidado espiritual” (Trecho da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres de 2024)

Casa São João Paulo II

comshalom

A casa São João Paulo II é um espaço de acolhimento e convivência mantido pela missão da Comunidade Católica Shalom em Teresina, onde os mais necessitados podem realizar algumas  refeições e ser assistidos social e juridicamente. Posteriormente, eles também poderão fazer cursos profissionalizantes e participar de grupos terapêuticos e espirituais.

Como ajudar?

Você pode contribuir de várias formas: doando roupas, calçados, brinquedos ou se engajando como voluntário. As doações e atividades de voluntariado ocorrem todos os sábados.

Mais informações

Fale conosco pelo telefone (86) 99424-4735 ou siga o projeto no Instagram: @promocaohumanashthe.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.