No último fim de semana, a missão da Comunidade Católica Shalom em Teresina realizou o Retiro de Planejamento Estratégico para o ano de 2024. Reunindo lideranças de todos os setores da missão, os participantes avaliaram o que foi realizado em 2023 e deram início a preparação das atividades do próximo ano.
Em um ambiente de escuta da vontade de Deus, por meio da oração e da partilha fraterna entre os membros da Comunidade de Vida, Comunidade de Aliança e Obra Shalom, o retiro ocorreu à luz do tema “A Humildade e Missionariedade Mariana”, duas características da vida da Santíssima Virgem Maria que devem inspirar e iluminar os caminhos que a missão trilhará em 2024.
O planejamento estratégico na Comunidade revela que a Obra de Deus acontece pela interação entre a Sua vontade e a graça que Ele gentilmente concede ao seu povo. Mas para isso, como bem recordado pelo Pe. Deniz Lima, na pregação sobre a humildade mariana, para agir “o todo poderoso precisa de liberdades rendidas”, portando, da nossa sincera humildade.
Filipe Diniz, responsável pela Comunidade Shalom em Teresina, destacou a importância do retiro para a missão como um tempo de escuta, tanto de Deus, quanto dos irmãos, onde a esperança se traduz em sementes lançadas nos corações daqueles que se dedicam com fervor à causa do evangelho e à missão de propagá-lo por meio do carisma Shalom.
“Vimos as lideranças empolgadas, desejosas de contribuir para um novo tempo, de acordo com a vontade de Deus, a favor do reino e da propagação do evangelho”.
No último dia de retiro, durante a pregação da assistente apostólica, Gabriella Dias, ficou claro que a vida missionária é percebida como um presente valioso concedido por Deus, um favor de Deus para nós. Nesse contexto, todos foram lembrados da importância de serem fontes de consolo para aqueles a quem servem, de interceder em nome daqueles que necessitam e, acima de tudo, de se ofertar de forma total à missão que Deus nos confiou.