Shalom

Solenidade Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

comshalom

Ao celebrar a Solenidade de Nosso Jesus Cristo Rei do Universo recordamos a realeza de Jesus Cristo, uma realeza diferente daquela que existia em seu tempo. O Reinado de Jesus é o do amor, da justiça, da misericórdia e da paz.

Essa solenidade de Nosso Jesus Cristo Rei do Universo foi instituída pelo Papa Pio XI em 1925 e celebra Cristo como um rei bondoso e singelo, que veio para buscar as ovelhas perdidas da Casa de Israel e que como pastor continua guiando a sua Igreja peregrina a caminho da Igreja celestial (triunfante), certa de que o Reino de Deus instaurado por Jesus deve se iniciar aqui na terra e atingir o seu cume na vida eterna.

Quando celebramos a festa da Exaltação da Santa Cruz no mês de setembro (dia 14), não exaltamos o fato ocorrido, ou seja, a morte de Jesus na Cruz, mas que por meio daquele gesto da morte de Jesus na Cruz nos veio a salvação para toda a humanidade e que a vida venceu a morte. O mesmo ocorre agora quando celebramos a solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, não exaltamos apenas a realeza de Jesus, mas o que ela significa e como poderemos a partir de seus ensinamentos, como cristãos, concretizar esse Reinado nos nossos dias e depois vivê-lo de maneira plena no céu.

Ao rezarmos a oração do Pai Nosso pedimos que “venha a nós o vosso reino”, ao mesmo tempo queremos pedir que venha a nós o Reino de Deus, e que ele esteja presente no meio de nós durante os dias de nossa vida. Mas nós precisamos fazer com que esse Reino se concretize aqui na terra, através de nossas atitudes, principalmente de amar e servir o próximo.

Nesse dia da Solenidade de Nosso Jesus Cristo Rei do Universo a Igreja no Brasil realiza as coletas das campanhas de evangelização e da fraternidade, em uma única coleta, chamada “Coleta do Bem”, em todas as Igrejas católicas do país. Com o que se arrecadar das Missas neste Domingo o dinheiro será destinado a muitas obras de caridade, obras sociais escolhidas pela CNBB e pelas dioceses pelo país à fora, e ajudará a Igreja na sua missão evangelizadora. Com o nosso gesto concreto desse Domingo daremos o nosso apoio ao projeto de evangelização da Igreja.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.