Notícias

Suely Façanha, artista e missionária católica, testemunha luta contra câncer

“A vitória não consiste em estar viva, a vitória consiste em ter vivido em paz e com sorriso nos lábios. Isso é um grande milagre e esse milagre que eu vivi você também pode viver”, assegura Suely.

comshalom

No Brasil e no mundo o mês de outubro é dedicado a prevenção ao câncer de mama, desde 1990. Essa doença consiste na surgimento de um tumor maligno no seio acompanhado de um crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância.

Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, os principais sintomas do câncer de mama é o aparecimento de nódulo: indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais também podem ser: edema cutâneo semelhante à casca de laranja, retração cutânea; dor, inversão do mamilo, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.

LEIA TAMBÉM | Outubro rosa: Entenda por que cuidar de si é também um ato de serviço 

Dentre as principais formas de descobrir, destaca-se o autoexame e observação diária do seio. Sobretudo após os 50 anos é aconselhado que as mulheres realizem periodicamente a mamografia e a ultrassonografia mamária. 

Eu venci o Câncer

No primeiro programa do mês, o Fazendo Barulho abordou o tema do câncer de mama, para isso, trouxe como convidada especial a artista e missionária católica, Suely Façanha que travou uma luta contra a doença e testemunho sua experiência de Deus após a descoberta do câncer.

“O câncer me fez desejar a vida eterna, mas do que eu desejava” declara Suley Façanha.

Na exibição ele relata a trajetória da descoberta do nódulo no seio, a descoberta da família e o tratamento do câncer. “A vitória não consiste em estar viva, a vitória consiste em ter vivido em paz e com sorriso nos lábios. Isso é um grande milagre e esse milagre que eu vivi você também pode viver”, assegura Suely.

A artista aconselha as mulheres a realizarem seus exames ginecológicos com frequência. 

Confira abaixo trecho do testemunho de Suely Façanha sobre sua luta contra o Câncer:

O Fazendo Barulho vai ao ar todos os sábados às 23h pelo canal católico Rede Vida e também é transmitido no canal do Youtube. Assista ao programa completo “Eu venci o Câncer“, clicando aqui.

Estatísticas do Brasil

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número estimado de casos novos de câncer de mama no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, é de 73.610 casos, correspondendo a um risco estimado de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres.

Ficando atrás apenas do câncer de pele, o câncer de mama feminina é o mais incidente no país e em todas as Regiões brasileiras, segundo o INCA.

Para o Ministério da Saúde, são diversos os fatores que estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, pode-se citar: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.  Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver câncer de mama. O acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento aumentam, de modo geral, esse risco.

 

Com info. INCA.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.