Igreja

Tem início na Polônia as comemorações do centenário de nascimento do São João Paulo II

A Igreja na Polônia celebrou no último domingo o “Dia do Papa”, promovido pela Fundação “Obra do Novo Milênio”, para comemorar o pontificado de São João Paulo II. Este ano, o evento abriu as comemorações do centenário do nascimento do Papa Wojtyla.

comshalom

“Levantem-se! Coloquemo-nos em caminho!” Com este lema a Igreja na Polônia comemorou no domingo 13 de outubro – 102º aniversário da última aparição de Fátima – o anual Dia do Papa dedicado a São João Paulo II.

A iniciativa é organizada há 19 anos pela Fundação da Conferência Episcopal “Dzielo Nowego Tysiaclecia” (Obra do Novo Milênio), que financia os estudos de jovens poloneses talentosos de áreas desfavorecidas (áreas rurais e periferias), após o convite do Papa Wojtyła para “uma nova imaginação da misericórdia”.

Também neste ano foram numerosos os eventos organizados em todo o país. O principal deles foi realizado na Igreja da Divina Providência em Varsóvia, com uma Missa presidida pelo cardeal Kazimierz Nycz. “Queremos mostrar João Paulo II aos jovens, sua santidade, a grandeza da oração, o amor pela Igreja e à Bem-aventurada Virgem Maria, assim como seu ministério”, sublinhou o arcebispo da capital em sua homilia.

Abertura do ano do centenário do nascimento de São João Paulo II

O dia de domingo abriu o ano do centenário do nascimento de São João Paulo II, em 18 de maio de 1920. “Estamos felizes em encorajar não somente os jovens, mas todos a descobrir e aprender o ensino de São João Paulo II. É a ele que devemos em grande parte as mudanças que tiveram lugar em nossa pátria. Sua coragem, sabedoria e força de espírito nos ajudaram a mudar a Polônia”, declarou o padre Dariusz Kowalczyk, presidente da Fundação “Obra do Novo Milênio”.

A Fundação “Obra do Novo Milênio”, criada em 2000

Instituída no ano 2000 após a sétima Viagem Apostólica à Polônia de São João Paulo II, em 1999, a Fundação é conhecida não apenas pela organização do “Dia do Papa”, mas também por designar o Prêmio “Totus Tuus”, o lema apostólica do Papa polonês. Mas sua área de compromisso mais importante continua a ser a da educação, em particular a promoção de oportunidades educacionais para jovens talentosos com poucos recursos. No Dia do Papa de 2018, a fundação conseguiu arrecadar 1,875 milhão de euros para suas bolsas de estudo.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.