Notícias

Tema “Coragem, ele te chama!” exorta participantes do Renascer a clamar por Jesus com insistência

Fé, desejo, perseverança e coragem de ir até Jesus foram exortações muito presentes na fala de Rafael.

comshalom

Durante as manhãs dos 3 dias do Renascer Natal, os participantes ouviram pregações do tema deste ano, “Coragem Ele te chama!” (Mc 10,49), retirada da passagem do evangelho que narra a cura do cego Bartimeu. As pessoas foram conduzidas a ter a mesma experiência de Bartimeu que, corajosa e insistentemente, clama a Jesus pela cura, deixa tudo e, com prontidão, vai até o Senhor que o ouve, o chama e o cura. 

A professora de espanhol, Raissa Sena, 34 anos, relatou que foi alcançada pela condução do pregador, Rafael Melo, consagrado da Comunidade de Aliança, e falou que teve experiência semelhante a de Bartimeu. “Quando Rafael leu o Evangelho e comentava sobre ele, na minha cabeça passava como que um filme pois, assim como tentaram impedir o cego de chegar até Jesus, tentaram me impedir de vir pro Renascer. Mas Jesus me conduziu até aqui e foi algo tão especial. Obrigada, Jesus!”, contou. 

Fé, desejo, perseverança e coragem de ir até Jesus foram exortações muito presentes na fala de Rafael. “Ele acredita, ele deseja, e ele pede para encontrar Jesus. Ele quis encontrar Jesus. É como uma condição, é uma necessidade, nós precisamos querer. Só há experiência de encontro com Jesus, se eu quiser, se eu permitir, se eu deixar. Todos nós, podemos hoje carregar alguma cegueira, algum mal, alguma enfermidade. Este mal pode ser físico, visível a todos nós, esse mal pode ser algo espiritual. Se nós pedimos ao Senhor para escutar a nossa dor e nos curar, se nós tivermos a capacidade de dizer: ‘eu preciso de ti Jesus, não dá mais, eu estou cansado.’, Senhor virá à nossa vida, e nos fará uma vida nova, como Ele fez ao cego Bartimeu”, bradou. 

Rafael também abordou com veemência a importância da oração e da prontidão em colaborar com a ação salvífica de Deus na nossa história, exortando os participantes a terem as mesmas atitudes de Bartimeu. “Deus poderia fazer tudo sem precisar de nós, Ele não precisa de Rafael, Ele não precisa de você para realizar algo na sua vida. Mas escolheu pedagogicamente uma forma, um caminho, um método para operar a sua obra salvadora, e Ele escolheu contar com a nossa participação. Portanto, eu não posso esperar o Senhor curar-me. Eu preciso permanecer na esperança de Jesus passar na nossa vida, mas algumas vezes o Senhor não passa. Santo Agostinho dizia: «temo que Jesus passe e não volte.» Então, no momento em que Jesus passe mais perto de você grite por socorro, porque, como disse Santo Agostinho, temendo que Ele passe e não volte. Nós não podemos deixar que a graça passe!”, exortou. 

A experiência da oração 

Além da abordagem do tema, a pregação do tema, durante os 3 dias,  contou com momentos de oração. De acordo com os depoimentos dos participantes, as orações foram marcantes e importantes para vivenciar o mesmo itinerário do cego Bartimeu: clamor insistente, abrir-se à cura interior e exterior, ter uma experiência com Jesus. Alguns, como a jovem Bárbara Cryslânia (conheça a história dela), afirmaram terem sido alcançados pela experiência da paz interior que há algum tempo não sentiam.

O Renascer Natal aconteceu entre os dias 11 e 13 de fevereiro em três lugares da Capital Potiguar: Petrópolis, Zona Norte e Planalto. A experiência dos participantes e a alegria de ter encontrado Jesus não terminou, o reencontro do Seminário acontecerá nos próximos dias, para que as graças permaneçam e a amizade deles com Deus siga crescendo a cada dia.

Veja os lugares e datas dos reencontros:

Petrópolis

Quinta-feira, dia 22

19h

Casa da paz (Rua Açu, 705, Tirol)

Planalto

Quinta-feira, dia 15

19h

Centro de Evangelização (Rua Paracati, 55a, Planalto)

Zona Norte

Sábado, dia 17

16h

Centro de Evangelização (Rua Nova Friburgo, 2826, Santa Catarina)

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.