Formação

Tempo de Esperança

comshalom

Dom Eurico dos Santos Veloso

Tempodo Natal, tempo de esperança. À celebração da data magna da cristandadesucedem-se outras celebrações marcantes e oportunas para nossareflexão. Este momento do calendário litúrgico nos apresenta, em poucosdias, o plano de salvação de Deus para conosco, Sua revelação, omistério da encarnação, a manifestação divina entre os homens e oexemplo daqueles que nos precederam na fé, fortalecendo-nos a esperançaem Cristo.

Quandose vislumbra um novo ano, essas esperanças são renovadas. Diasmelhores, saúde, paz, prosperidade, realizações dos sonhos são osaugúrios mais comuns nas visitas, nos cartões nas diversas formas deexpressar o bem-estar daqueles que nos são caros. Todavia, observa-seque, talvez pela deturpação do real sentido do Natal, falta um sentidocristão em todos esses votos, que devem ser fundamentados norecolhimento, na humildade e na santidade do presépio de Belém.

Quandoa Igreja determinou a celebração do nascimento de Nosso Senhor JesusCristo na comemoração do solstício de inverno, no hemisfério norte,esclarecia aos pagãos quem era o verdadeiro sol que veio iluminar asnações, aquecer os corações enrijecidos e guiá-los, sob o signo dacruz, à plenitude da vida. Era o apontar do porvir na fé.

Aindahoje, a celebração da Natividade nos aponta o caminho a seguir nos diasque se sucederão a partir do início de um novo ano, conforme ocalendário gregoriano. É como que um novo tempo onde se deve trabalharpela implantação do reinado de Cristo na terra. Para melhor assimilaçãodessa proposta, ainda, a Igreja celebra por estes dias o proto-mártir,aquele que primeiro se entregou ao Evangelho até à morte, SantoEstevão, sinal de dedicação ao ministério que lhes foi confiado. Depoisa festa do discípulo amado, São João Evangelista, protótipo de devotadoamigo de Jesus. A comemoração dos Santos Inocentes é-nos um paradigmainconteste de tudo suportar para “testemunhar com a nossa vida o que osnossos lábios professam”, conforme rezamos no Ofício das Horas.

Outrascomemorações também nos preparam para que, com o espírito alimentado nadoutrina e na fé, possamos iniciar o novo ano com disposição para aconstrução de um mundo mais fraterno, cristão. Com a solenidade daSagrada Família, buscamos inspiração na casinha de Nazaré, onde numacontemplação constante vivem José e Maria, sem se descuidar de suasobrigações. Eles nos mostram a possibilidade de, na vivência com osentes queridos, no trabalho, no lazer, poder ir se oferecendocontinuamente ao Pai, na certeza de estar fazendo a Sua vontade.

Depoisvem a grande solenidade da Santa Mãe de Deus. Sob a proteção de MariaSantíssima, iniciamos um novo ano. É ela, em nosso tempo, aprefiguração da estrela que guiou os Magos até Belém, indicando-nosJesus. Quando surge nos contextos histórico e litúrgico a figura deMaria, é como o raiar de uma luz intensa que tanto clareia, quantoaquece, ilumina, envolve todo o orbe cristão sob seu cerúleo manto. É aestrela que nos guiará, com certeza, pelos dias que se sucederão aolongo do novo ano, numa caminhada alegre, buscando fazer em tudo esempre a vontade do Pai, assim como Ela o fez.

É,ainda, a comemoração do Dia Internacional da Paz. Na oitava do Natal deNosso Senhor Jesus Cristo celebra-se aquele sentimento puro detranqüilidade, de confiança, de inspiração em Deus: a paz. “Deixo-vos apaz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo dá. Não seperturbe nem se intimide vosso coração” (Jo 14,27). E essas palavras doDivino Redentor, ao final de sua passagem por este mundo, devem sermais observadas nesta época em que se compreende a paz de muitasmaneiras, mas poucas, ou nenhuma, da forma como Ele quer que a vivamos,na inspiração do Espírito Santo. É a certeza do amor de Deus e a vidaem conformidade com a Sua vontade.

Omístico São Gabriel de Santa Maria Madalena afirma que a paz de Jesusse baseia nas boas relações com Deus, na observância de sua palavra, nacomunhão íntima com ele. “É a paz de quem se deixa guiar pelo EspíritoSanto e age segundo sua luz. Paz que nesta vida não dispensa osofrimento, mas infunde coragem para enfrentar sem medo até a luta,quando necessária, para conservar a fé em Deus. Paz que será absoluta,sem sombra de perturbação, na Jerusalém celeste onde Cristo, ‘oCordeiro’, será a ‘lâmpada’ que iluminará (Ap 21,23) e a felicidade quealegrará para sempre os eleitos” (in “Intimidade Divina”, 132).

Emsua mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2009, o Santo Padre Bento XVIalerta para os problemas no mundo, principalmente a pobreza. “Combatera pobreza, construir a paz” é o tema de sua mensagem, cujo corolário éo convite à partilha em todos os sentidos, como cristãos, em favor dospobres, “nos quais vê Cristo, sentindo ressoar constantemente em seucoração o mandato do Príncipe da paz aos Apóstolos: ‘Vos date illismanducare’ – ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’ (Lc 9, 13)”.

Éa voz de Pedro que nos exorta à caridade fraterna, nos “impulsos desolidariedade criativa, tendentes não só a partilhar o supérfluo, massobretudo a alterar ‘os estilos de vida, os modelos de produção e deconsumo, as estruturas consolidadas de poder que hoje regem associedades’ (João Paulo II in “Centesimus annus”)”. É o Papa quem nosacena, indicando-nos o caminho que nos conduzirá à verdadeira Paz, navivência do amor, na unidade da Santa Igreja, na graça do EspíritoSanto.

Estaé, pois, a paz que desejamos a todos os nossos caros padres, religiosose fiéis católicos de nossa querida Arquidiocese de Juiz de Fora. Que,em 2009, reencontrem-se em sua família, em sua comunidade, a partir deonde sairão a exalar a vivência dessa paz, que é a experiência davivência em Cristo Senhor, na esperança da vida eterna.

Feliz Ano Novo!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.