A Ilha de Madagascar, situada no sudeste da África, está sofrendo com a temporada de ciclones tropicais. Somente neste ano, já foi alvo de três ciclones e a previsão é de que chegue a 15 até o final de abril. “Rezem por nós, aqui na cidade onde moramos está chovendo e ventando muito, resultado dos ciclones”, pediu Vanda Santos, responsável local da Missão da Comunidade Shalom em Madagascar, no vilarejo de Diego. A Comunidade está há 15 anos em missão na Ilha.
Leia também| Documentário sobre a missão de Madagascar é exibido no YouTube do Shalom
Segundo a agência de notícias Reuters, estima-se que pelo menos 120 pessoas morreram e milhares estão desabrigadas na ilha. De acordo com Vanda, a cidade onde está situada a Missão da Comunidade Shalom não foi atingida por nenhum ciclone, mas está sofrendo com os efeitos adversos do clima da região. “Além da oração não temos muito o que fazer neste momento”, comentou.
Ainda de acordo com a Reuters, “o risco afeta mais de 1,6 milhões de habitantes da Ilha, porque a água do mar invadiu os campos de arroz destruindo a colheita, a principal fonte de subsistência”. Madagascar é um dos países mais pobres do planeta.
Papa envia mensagem de solidariedade a Madagascar
O Papa Francisco manifestou seu pesar e solidariedade através de um telegrama assinado pelo Cardeal-Secretário de Estado, Pietro Parolin, e dirigido ao Presidente da República de Madagascar, Andry Rajoelina.
Na mensagem, Francisco expressou sua comunhão de oração com todos os que foram atingidos por essas calamidades naturais, assim como “sua profunda solidariedade e oração pelo repouso dos mortos, o cuidado dos feridos e o consolo dos que choram a perda de seus entes queridos e de seus lares”. Francisco também encorajou as autoridades civis e os serviços de resgate.