Formação

Teologia do Corpo de Cristo

E se pudéssemos fazer uma leitura do Sacramento da Eucaristia a partir da lente do Amor Esponsal?

comshalom

Ainda podemos ouvir os suspiros e as batidas dos corações apaixonados, ver as sorridentes entregas dos namorados, que dão algo de si simbolizado nos presentes ao outro. O pólen das rosas ainda entra pelas nossas narinas e vai ao centro das nossas emoções, nos trazendo tantas memórias afetivas… o colorido das flores, o brilho do olhar, os sonhos dos solteiros, ah, o amor está no ar!

“A Eucaristia é o Sacramento do Esposo e da Esposa” (Mulieris Dignitatem, 26)

É nessa atmosfera que celebramos no dia 16 de junho a grande festa, a Solenidade do Corpo de Cristo! E o que tem a ver uma coisa com a outra? Tudo! É sobre isso que vamos conversar hoje, fazendo uma leitura esponsal do Sacramento da Eucaristia, a partir da Teologia do Corpo… a Teologia do Corpo de Cristo!

Meu objetivo aqui não é fazer um tratado sobre Teologia Eucarística, longe disso, mas apenas nos dar uma perspectiva diferente – e apaixonada! – desse louco amor ardente de Cristo por nós (Cf. Lc 22,14) e despertar nosso desejo de responder a esse amor!

O Amor Esponsal na Bíblia

Talvez essa analogia com o amor entre homem e a mulher soe estranho para alguns. Mas o Amor Esponsal entre Deus e a humanidade está presente em toda a Bíblia! A começar, ela foi escrita entre dois casamentos, o do Gênesis nas primeiríssimas páginas (Adão e Eva) e o do Apocalipse no final (Cristo e a Igreja).

No meio das Sagradas Escrituras, temos o Cântico dos Cânticos, que trata a partir do amor erótico da nossa relação com Deus e que, diga-se de passagem, foi o texto mais usado pelos grandes místicos, como São João da Cruz, Santa Teresa D’Ávila, Santa Teresinha, dentre outros. Fora diversas outras histórias e salmos que nos mostram um Deus apaixonado e que poderíamos escrever livros e livros só sobre isso!

Por que a Bíblia fala tanto do Amor Esponsal e o que isso tem a ver com a festa da Solenidade do Corpo de Cristo? São Paulo nos explica em Efésios (Ef 5,33) que os maridos devem amar suas esposas como o próprio Cristo amou sua Igreja e se entregou por elas. Uau! E como Cristo amou sua Esposa, a Igreja, e se entregou por ela?

Entregando seu Corpo por ela na Cruz! E as esposas devem ser submissas aos seus maridos como a Igreja o é a Cristo. Submissão: palavra que incomoda nossa mentalidade contaminada pelo feminismo, que coloca homens e mulheres como concorrentes e não “auxiliares que se amam e se complementam” (Cf. Gn 2,18.23-24).

A submissão

Submissão significa estar debaixo da missão, ou seja, a Igreja acolhe o sacrifício de Cristo na Cruz por ela, acolhe seu amor e o dom de si que lhe faz o Divino Esposo. Assim também, a mulher acolhe o dom do esposo a ela, ambos na mútua submissão (Ef 5,21), pois os dois caminham juntos para o Céu. Um sinal do Céu, é a entrega do corpo do homem à sua esposa que o acolhe, em um amor livre, total, fiel, para sempre e fecundo, aberto aos filhos!

Assim, São Paulo fala de um grande mistério escondido em Deus desde toda a Eternidade: Deus é uma comunhão de pessoas, uma comunhão de Amor entre as Pessoas da Trindade: o Amante (Pai), o Amado (Filho), que se dão eternamente em amor um ao outro em um Amor recíproco que gera uma Terceira Pessoa, que é o próprio Amor entre eles (o Espírito Santo). Homem e mulher que se unem no ato conjugal no Matrimônio expressam esse grande mistério.

Expressam também o mistério da participação nessa ‘dança’ de Amor da Trindade ao nos unir a Cristo, o Divino Esposo! Deus quer nos fazer extremamente felizes, e mesmo o maior prazer que experimentamos na terra, mesmo o prazer do ato sexual é infinitamente menor do que o que viveremos eternamente no Céu, no Banquete do Cordeiro, na Festa das Núpcias!

Sacramento: sinal visível da graça

É isso que significa Sacramento. É um sinal visível e eficaz de uma graça invisível. A união entre o homem e a mulher fala do nosso Matrimônio Espiritual com Cristo. Mas o Matrimônio não somente é um Sacramento como é o protótipo e todos os outros sacramentos! Podemos fazer essa leitura de toda a economia sacramental a partir da Teologia do Corpo. Inclusive da Santíssima Eucaristia, o Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Vejamos, o que acontece sobre o altar na Santa Missa? Apresentamos ao Senhor o pão e o vinho. O que significa isso? Isso nos recorda Jesus na Última Ceia, repartindo-os entre seus apóstolos. É algo tão fundamental que encontramos isso em todos os Evangelhos sinóticos (Mt 26,26-29, Mc 14,22-26 e Lc 22,14-20), no relato de São Paulo (1Cor 11,23-27).

Exatamente antes dele falar dos dons do Espírito dados à Igreja que é Corpo de Cristo (1Cor 12,1-31) e daquele lindo hino sobre o Amor Caridade (1Cor 13); também lemos sobre a Eucaristia com o olhar de águia do Evangelista São João, com sua capacidade de enxergar realidades teológicas profundas, no discurso de Jesus sobre o Pão da Vida após a multiplicação os pães (Jo 6,1-66), bem como vemos Jesus, que tendo amado os seus, amou-os até o fim, nos presenteando com o Mandamento da Caridade, “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13,1-17) na Santa Ceia.

Convido você também a ler o surpreendente relato de Melquisedec, no Antigo Testamento (Gn 4,17-20). No Antigo Testamento, costumamos ver os sacerdotes oferecerem touros, carneiros e bodes sobre o altar, para que aqueles animais morressem pelos pecados de quem os oferecia, ou seja, no lugar deles. Mas quando Abraão, nosso pai na fé, a partir de quem todas as nações seriam abençoadas, encontra Melquisedec, é este quem abençoa Abraão! Só isso deveria nos causar espanto. E Melquisedec oferece a Deus um sacrifício por Abraão: pão e vinho! Abraão o oferece o dízimo de tudo. A oferta sempre está ligada ao sacrifício na Bíblia.

O ofertório da Missa

No ofertório da Missa, junto aos nossos bens materiais, que devolvemos ao Senhor como sinal de tudo o que temos e somos e da entrega da nossa vida, oferecemos também os dons do pão e do vinho. Mas o que é o pão? É o fruto o trigo. Mas que parte específica do trigo? O endosperma do trigo. E o que é o vinho? É o fruto da videira. Vem da uva, que carrega em si a semente que dará a vida! Esses sinais da fertilidade da terra, do masculino e do feminino, triturados e pisados pela oferta diária e pelos sacrifícios, são colocados sobre o altar.

E ali o sacerdote invoca o Espírito Santo que venha como um orvalho sobre as oferendas e, então, a fertilidade da terra se torna a fertilidade do Ventre a Virgem Maria que dá à luz o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que se fazem realmente presentes no altar pela transubstanciação. Era pão e vinho, mas agora, sob sua aparência, é Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

Ainda no ofertório, o sacerdote, que é um padre (“pai”) e que foi formado em um seminário (“semente”, “sêmen”) in persona Christi, na pessoa de Cristo, diz Suas palavras e o mistério se atualiza. Cristo diz à Igreja em cada Eucaristia, no leito do altar, no leito da Cruz, leito das almas esposas: “Isto é o meu Corpo entregue por vós”. O Esposo Eucarístico se entrega à sua Igreja Esposa. E do Útero da Igreja, que é o Batismo, nascem os novos filhos de Deus, os cristãos. Ele alimenta a sua Esposa com seu Corpo e Sangue, a banha com as águas do Batismo. A unge com óleo para separá-la (Crisma, Ordem) e para manifestar um amor que cura (Unção dos Enfermos).

E, mesmo quando a feiura o pecado corrompe sua beleza, trazendo manchas e rugas, o Esposo não a vê assim, mas a vê sempre encantadora, a aprecia e a ama, coloca sobre ela suas mãos e pronuncia aos seus ouvidos “Eu te absolvo de todos os seus pecados”, recriando-a à sua Imagem e Semelhança; e a Igreja permanece bela e sem rugas apesar dos pecados de seus filhos.

Que essa festa possa nos fazer queimar de Amor pelo Esposo, nos fazendo viver de uma forma nova e apaixonada cada Eucaristia, no leito do altar, acolhendo o dom do esposo, sua semente que gera em nós Vida Eterna, que se dá a nós todo em Amor e que nos transforma dia após dia, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, em um amor livre, total, fiel, fecundo e para sempre, por todos os dias de nossas vidas!

Santa Eucaristia! Feliz Corpus Christi!

Shalom!

Igor Rocha
Missionário da Comunidade de Aliança
Comunidade Católica Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.