Shalom

Terceiro dia do Renascer em Brasília: “Você é um vitorioso na Cruz de Cristo!”

O terceiro dia de Seminário do Espírito Santo no Renascer 2024 foi marcado pelas pregações sobre pecado e salvação e sobre o senhorio de Jesus, ministradas, respectivamente, por Angélica Teixeira e Marcos José, consagrados de vida da Comunidade Católica Shalom.

comshalom

O terceiro dia de Seminário do Espírito Santo no Renascer 2024 foi marcado pelas pregações sobre pecado e salvação e sobre o senhorio de Jesus, ministradas, respectivamente, por Angélica Teixeira e Marcos José, consagrados de vida da Comunidade Católica Shalom.

Citando o Papa Francisco, Angélica relembrou que ‘Deus não nos cansa de nos perdoar, nós é que nos cansamos de pedir perdão’. Ela frisou que, mesmo ofendido por nosso pecado, Deus continua nos amando e uma dessas provas é a busca da reconciliação de Deus conosco.

“As coisas que o homem bagunçou são divinas, por isso o preço foi pago por Jesus, restaurando o homem perante Deus. Aqui entra a graça do nosso batismo – onde somos feitos nova criatura, nosso pecado é apagado e somos justificados – e o sacramento da reconciliação, nossa segunda tábua de salvação, onde o pecado é apagado novamente, sobrando somente a concupiscência”.

A missionária frisou que nossa vida é uma luta dramática entre a luz e as trevas, e que o pecado diminui o homem, impedindo-o de atingir sua plena realização. “Quando o homem peca, a Igreja sofre. Quando o homem se eleva, a Igreja se eleva. Eu não sou uma ilha”.

Para Angélica o que não é de Deus, deve ‘morrer de fome’ em nós. Já o que é Deus precisa ser alimentado com uma vida enraizada nos sacramentos e na fraternidade, em comunidade.

Senhorio de Jesus

“Deus vem para restituir a capacidade de louvá-Lo. Quando Jesus vence a morte na Cruz, Ele vence o demônio, o Espírito do mundo e a carne, tudo aquilo que é divisão e destruição interior”, iniciou Marcos José, coordenador apostólico do Shalom em Brasília, ao partilhar sobre o senhorio de Jesus.

“Ele (Deus) ama e salva. Ele é o verdadeiro Senhor, mas nós estabelecemos senhores na nossa vida, ou mesmo o mundo estabelece com as modas, com os influencers. O demônio também vai colocando os seus venenos em nós. Mas porque Ele nos ama, dá a Sua vida por nós. Não existe outro Deus assim”.

Marcos frisou que precisamos clamar pelo Espírito Santo a fim de que proclamemos verdadeiramente que Jesus é o nosso Senhor. “Quando colocamos a cruz de Cristo em nosso pescoço, em nosso peito, dizemos que Ele é o nosso Senhor. A cruz é a aparente derrota de Jesus, mas é a vitória. Você é um vitorioso na Cruz de Cristo. Deus quer te libertar das garras do mal, das desordens que são ligações com o mal e o mundo”.

Alegria

A Santa Missa do terceiro dia de Renascer foi celebrada pelo padre Francisco Edvan, consagrado na Comunidade de Aliança e pároco da Nossa Senhora das Vitórias (Vicente Pires). Na homilia, o sacerdote sublinhou que o Senhor quer nos dar a graça da alegria, mesmo diante de tribulações e sofrimentos.

“Não podemos viver as provações, os sofrimentos de qualquer maneira; não podemos perder a oportunidade de oferecermos nossas dores em louvor, com alegria, a Deus. Os apóstolos passavam por provações terríveis, mas eles se alegravam porque o sofrimento era sinal de que estavam na vontade de Deus”.

Na abundância e na pobreza, na tristeza e alegria. Para o sacerdote, diante de todas as circunstâncias devemos viver no louvor ao Senhor. “Se vivemos bem as dificuldades da vida, vamos nos enraizando na vontade de Deus com uma constância na fé. Um coração perseverante e humilde que busca a sabedoria do Alto para viver em Deus. Alegria porque Jesus morreu por nós e está conosco diante da tua dor, daquilo que você está vivendo”, disse.


Por Lilian da Paz


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.