Neste mês, a Igreja celebra Santa Teresa D’Ávila, baluarte da vocação Shalom. A carmelita que é conhecida por seus ensinamentos sobre a vida de oração, também tem muito a ensinar acerca da pobreza.
Teresa dizia que só Deus bastava, e vivia isto em todos os aspectos de sua vida. Quando se tratava da providência divina, então, nem se fala.
“Tudo pertence a Deus e tudo vem dele. Ele é o Senhor das rendas e dos rendeiros; por isso, tudo o que recebemos, Dele recebemos. Ele é o nosso Benfeitor por excelência”.
A confiança que Teresa tinha na providência era absoluta. Tanto que, confiando unicamente em Deus, ela fundou 32 mosteiros. Imagine: uma mulher, religiosa e sem dinheiro estar à frente de tantas fundações! Para o século XVI isto era impensável, mas para Teresa, foi mais que pensável: se tornou realidade.
“Teresa sem a graça de Deus é uma pobre mulher, com a graça de Deus, uma fortaleza; com a graça de Deus e muito dinheiro, uma potência.”
Esse dinheiro a que Teresa se refere eram as doações que recebia para fundar e manter seus mosteiros. Ela levava a sério a importância dos benfeitores em suas obras, sempre motivando suas filhas espirituais a rezarem por estes.
“E como vos alegrareis se virdes alguém escapar do inferno pela esmola que vos tiver dado! É bem possível, pois estais muito obrigadas a rezar continuamente por aqueles que vos dão de comer. Embora tudo nos venha das mãos de Deus, o próprio Senhor quer que sejamos agradecidas às pessoas por cujo meio ele nos socorre. Nisto não haja descuido.”
A Comunidade Shalom é profundamente grata às pessoas que ajudam com suas doações. Através destes corações generosos, a providência de Deus age. Um exemplo disto é a Igreja do Ressuscitado. Essa construção, expressão do carisma Shalom só é possível graças a tantas contribuições. Ajude a construção da Igreja, doe pelo site: comshalom.org/doe, via cartão de crédito ou boleto bancário.
Confira também Especial Santa Teresa de Jesus na Vocação Shalom.