Na noite da última quinta-feira, 18 de janeiro, a Comunidade Católica Shalom realizou a missa de envio de quase 90 discípulos da Comunidade de Vida que após terem vivenciado um período de um ano de formação, partem em missão para dioceses do Brasil e do exterior, especificamente na Itália, Portugal e Equador.
Na ocasião, estiveram presentes o fundador do Shalom, Moysés Azevedo, os familiares dos missionários e os membros da Comunidade que estiveram à frente do processo de formação dos discípulos. Dentre os 89 membros em formação da Comunidade de Vida, 36 missionários vêm da Casa de Formação do Eusébio, 30 de Pacajus e 23 de Quixadá.
A Celebração aconteceu na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, na Diaconia Geral.
‘Pela Caridade e pelo apelo à Igreja’
A formadora geral da Comunidade Shalom, Angélica Cunha, expressou sua gratidão em participar da missa de envio e comentou que se sente renovada vocacionalmente. “É muito bonito ver a sinceridade e o desejo que vocês trazem para nós de maneira tão forte de dizer sim a Deus e a missão”, comenta a missionária.
Em sua fala ela ressaltou um trecho do rito de envio que diz: ‘Impelidos pela caridade e pelo apelo da Igreja’. Segundo a consagrada, “É só isso que nos faz deixar tudo e partir em missão, a caridade e o apelo da Igreja.”
“Somos todos testemunhas do Reino de Deus, Deus que acha que age com o poder na nossa vida e Deus que com poder age através de nós”, ressaltou a formadora.
Angélica Cunha também agradeceu aos formadores das três casas de discipulado pelo trabalho evangélico de formação dos missionários enviados.
Enviados pela esperança
“Vocês são grandes privilegiados deste dia de muitas graças e bençãos. Nós vivemos um caminho no primeiro ano do discipulado, foi um caminho de graça e de bênção de experiência de Deus e da vocação. E na grande graça da beleza e da liberdade do homem, nós somos capazes de dizer sim a Deus. Porém um sim não basta se ele não cresce, nem amadurece, se não é capaz de compreender o grande mistério da missão que o envolve, nem de mergulhar na verdade”, disse Padre Ângelo Júnior em sua homilia.
Padre Ângelo, refletindo sobre a liturgia do dia, especificamente sobre o chamado de Davi, afirmou que “aquele que foi escolhido por Deus faz prodígios, mas não faz por causa da sua carne, mas porque foi escolhido por Deus.”
“Os votos que fiz, ó Deus, devo cumpri-los; eu vos oferecerei um sacrifício de louvor”, Salmo 55, 13
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
O sacerdote recordou as palavras do Santo Padre, o Papa Francisco, na ocasião da preparação para o Jubileu de 2025 e afirmou que a Igreja “acolhe cada um de vocês com esperança e todos nós queremos dizer, que também acolhemos vocês com esperança. Os jovens, os pobres, as famílias irão receber essa presença ungida de um coração pobre, casto e obediente.”
O sacerdote também citou a mensagem do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude de 2023:
“Queridos jovens, não tenhais medo de partilhar com todos a esperança e a alegria de Cristo Ressuscitado! A centelha que se acendeu em vós, conservai-a, mas ao mesmo tempo comunicai-a: dar-vos-eis conta de que ela crescerá! A esperança cristã, não a podemos guardar para nós, como um belo sentimento, visto que se destina a todos. Aproximai-vos em particular dos vossos amigos que talvez aparentemente sorriam, mas por dentro choram, carentes de esperança. Não vos deixeis contagiar pela indiferença e pelo individualismo: permanecei abertos como canais por onde a esperança de Jesus possa fluir e difundir-se nos ambientes onde viveis.”
Oferta em família
Em sua fala, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, se dirigiu primeiramente aos pais e familiares dos discípulos da Comunidade de Vida. Ele iniciou com o relato de uma história emocionante de uma família que todos os filhos (3) são missionários da Comunidade de Vida Shalom e o pai em seus últimos meses de vida encorajou a filha consagrada a viver a vocação:
“Nunca desista da missão, minha filha. Continue a obra de Jesus no mundo!”
Assim, Moysés assegurou aos familiares presentes que “seus filhos continuam a missão de Jesus Cristo no mundo, vocês participam misteriosamente dessa missão. Uma grande dádiva se derrama na vida de vocês quando vocês ofertam seus dons mais preciosos. E em nome da Igreja, em nome da Comunidade, em nome de tantos que serão beneficiados pela oferta de vida dos filhos de vocês, eu quero dizer para vocês: muito obrigado”.
Aos missionários enviados às dioceses do Brasil e do exterior ele os animou a perseverar na vocação que Deus lhes confiou.