“Com criatividade e ousadia, fazemos de tudo para evangelizar os jovens da cidade”, diz Tiago Soares, seminarista da Comunidade de Vida Shalom e responsável local da missão de Santa Cruz de la Sierra, que conta com 8 missionários.
Em apenas três anos de missão, o povo crucenho já assistiu a dois espetáculos encenados pelos próprios missionários da Comunidade e alguns membros, com casa lotada em todas as sessões. “Filho de Deus Menino Meu”, apresentado antes do Natal de 2017, e recentemente o musical “Canto das Írias”, no qual o público teve a oportunidade de ter uma experiência com a misericórdia de Deus.
O principal apostolado da missão é a evangelização. O responsável local explica que as atividades realizadas, de acordo com as ações da Comunidade, são voltadas praticamente para os jovens. Evangelização nas ruas, pessoa a pessoa, festas e Seminário de Vida no Espirito Santo são algumas delas. “O nosso primeiro acampamento de jovens contou com 220 pessoas”, afirma Tiago.
Como em toda missão existem desafios, em Santa Cruz não é diferente. Dentre os desafios financeiro e de engajamento, algo que está sendo trabalhado na missão, devido a cultura local, o principal deles atualmente é o desafio da pouca estrutura do Centro de Evangelização para o número elevado de jovens. A casa masculina onde os missionários moram é a mesma do Centro de Evangelização que hoje conta com 10 grupos de oração (1 de iniciante 2 de adultos, 1 de crianças e 6 de jovens).
Apesar de pouco tempo na cidade, há uma grande confiança da Igreja na missão Shalom, que mantem bons contatos e relacionamentos de amizade com sacerdotes e religiosos. “Eu digo sempre para o Moysés, nosso fundador, que eu me surpreendo muito aqui na Bolívia. Nós não fazemos nada e Deus vai mandando mais. Vemos um povo que dá muitos frutos, que tem muita sede de Deus e encontra no carisma Shalom as respostas que buscavam em outros locais. É um povo muito aberto à evangelização”.
Frutos do primeiro encontro vocacional realizado ano passado, a missão local já possui 6 postulantes bolivianos da Comunidade de Aliança, que espera outros membros do vocacional deste ano. Na Bolívia , a Comunidade Shalom também está representada na cidade de Sucre, que realiza atividades apostólicas e formações de evangelização voltada para os jovens.
Referência esse Tiago! Muito Esposal!