Falta de desembaraço, acanhamento. Quantas vezes nos sentimos assim. A timidez muito mais que um traço de personalidade é vista por muitos como um hábito, trazido do seio familiar, cultural ou fruto de alguma realidade que nos faz mais retraídos e tendenciosos ao isolamento.
Mesmo os mais extrovertidos experimentam algum grau de timidez, isso porque naturalmente tendemos a preservar nosso interior, o sagrado mais profundo.
Feliz notícia é que Deus nos deu talentos para administrarmos! Só que muitas vezes os sufocamos por não termos a audácia de nos mostrar. Sim, a timidez é a falta de reconhecimento de nossas potências.
Desde o início da Comunidade Católica Shalom Deus inspirava em nosso fundador Moysés Azevedo uma verdade que para os tímidos pode ser um caminho a ser trilhado: “A felicidade e a paz eu as encontrei a medida em que me esquecia de mim mesmo e, sem reservas, doava-me a Deus e aos outros. Este doar-se não pode ser calculado, ou mensurado segundo as minhas medidas e capacidades. Ele deve ser sem medidas como sem medidas é o Amor com o qual eu fui amado”.
Quando focamos no outro, esquecemos os medos e preocupações que trazemos. Quando nos descobrimos nos talentos que Deus nos deu nos tornamos felizes em levar às pessoas a alegria de sair de nós mesmos – é nessa hora que nossas potências ecoam.
É portando no ordinário da vida e no tempo de Deus que muitas vezes somos agraciados com algum acontecimento que nos “roubando de nós” nos devolve a nós mesmos, à nossa identidade, tal como Deus nos desejou e criou.
Assim Deus se fez presente na vida de Lucian. Ele que em sua adolescência foi tímido e retraído começou a perceber que a timidez foi diminuindo à medida que servia em sua paróquia: cantando nas missas, no grupo de jovens e participando de eventos de música.
Em 2014 foi convidado por uma amiga para assistir ao espetáculo Filho de Deus Menino Meu, da Comunidade Shalom. Convite aceito e um encantamento sentido ao final daquela peça. Dois anos depois foi a vez de Deus fazer um novo convite também ligado ao espetáculo. Era hora de vencer a timidez e fazer os testes para integrar o elenco que contaria naquele ano a história do nascimento de Jesus Cristo de uma maneira totalmente diferente. Lucian foi aprovado e escolhido para representar São José.
“Eu pude mergulhar nesse homem incrível e aumentar meu contato com Deus. Foi uma experiência indescritível fazer José e ainda é sempre que apresentamos”.
Lucian que não tinha nenhuma experiência com teatro até participar do musical recebeu total apoio do elenco e da direção artística. A oração muito presente nos ensaios também muito o ajudou.
“Na primeira vez estava muito nervoso, medo de errar, de desafinar, de esquecer as falas. Mas logo que começou o espetáculo todo esse medo foi embora. Na segunda vez o medo foi um pouco menor, mas até hoje sempre tem esse sentimento de alegria e medo misturados, mas que desaparecem quando as cortinas sobem. Eu sempre rezo para que através da arte, e dos dons de todos, Deus possa tocar o coração das pessoas que estão assistindo, assim como me tocou quando assisti – arte que transmite a verdadeira mensagem do natal”.
Algum tempo já se passou desde o primeiro sim de Lucian para superar a timidez. Existir, ela ainda existe, mas o desejo de evangelizar através da arte é maior.
A arte tem esse encanto, no fim somos nós a vermos a beleza de Deus espelhada na interpretação dos nossos artistas. A contemplar a beleza de suas potências interiores que por amor decidiram abraçar.
E nós como Comunidade o convidamos a viver conosco essa experiência única: Filho de Deus Menino Meu (FDMM), a história do nascimento de Jesus como você nunca viu.
“O FDMM é um espetáculo completo. Vários espetáculos focam na música e outros só na atuação. Mas esse musical tem os dois reunidos contando uma história linda que é o nascimento de Jesus e de uma forma totalmente inovadora. E o melhor, com a espiritualidade do carisma Shalom”
Lucian Guilherme
membro da Obra Shalom em Belo Horizonte,
atua no Musical de Natal e em outras atividades
do Ministério de Artes.
Serviço
Datas | Horários | Local:
22/12 às 16:30 e 19:30 – Teatro Dom Silvério / São Pedro – BH
Ingressos: Na missão com membros de grupos de oração, das artes ou via Sympla: https://www.sympla.com.br/musical-de-natal—filho-de-deus-menino-meu__407569
Se você está em outra região não perca essa oportunidade, confira a programação local de sua missão.
Por Elisangela Assis
Obra Shalom BH