“Eu tenho certeza que a gente podia fazer com que fosse Natal todo dia“. Com certeza você já escutou essa música “Natal todo dia” da banda brasileira Roupa Nova pelas ruas da sua cidade. Na letra o grupo incentiva as pessoas a manterem o “clima natalino” de fraternidade e respeito durante todos os dias.
Mas não somente o grupo musical, como a Igreja Católica incentiva que o Natal seja vivido para além dos dias 24 e 25. Você sabia disso? A partir da Solenidade do Natal do Senhor, celebrada dia 25 de dezembro até a Solenidade de Maria, Mãe de Deus, toda a Igreja Católica celebra a Oitava de Natal. O que quer dizer que da última segunda-feira, 25, até próxima segunda-feira, 01 de janeiro, é Natal.
De acordo com Dom Anuar Battisti Arcebispo Emérito de Maringá (PR), este período de oito dias é “um convite para aprofundar nossa compreensão da mensagem de amor, esperança e redenção que o nascimento de Jesus traz consigo“.
“É um tempo para mergulhar profundamente na humildade da manjedoura, onde o Verbo se fez carne para habitar entre nós, revelando o amor incondicional de Deus pela humanidade.” Dom Anuar Battisti
Ao longo desses oito dias de celebração pelo mistério da encarnação do Emanuel, a Igreja também celebra as festas: de Santo Estevão, no dia 26, São João Evangelista, no dia 27; Santos Inocentes e Mártires, no dia 28; Sagrada Família, dia 31.
Vem e reconstrói a minha casa
A Comunidade Shalom preparou um Retiro do Advento 2023, com roteiro abrange 29 dias de exercícios espirituais. Ele começou dia 3 de dezembro de 2023 e se encerrará no dia 1º de janeiro de 2024.
Ainda dá tempo acompanhar nossos conteúdos especiais para esse Natal. Confira abaixo a meditação do Padre Denys Lima, sacerdote da Comunidade Vida, sobre o mistério do nascimento de Jesus.