Existe perguntas na vida que muitas pessoas fazem, mas são tão íntimas que eu tenho a sensação de que ninguém entende o que estou vivendo. Uma delas é: Escolhi a profissão certa?
Leia também| Recomece sempre que necessário
Essa pergunta pode surgir por causa de alguns fatores que precisam ser levados em consideração:
Frustração com o ambiente de trabalho: em determinado momento tudo parece dar errado, “Nada do que eu faço dá certo!”;
Tédio: o meu emprego não me motiva a ser melhor, não me desafia, “que mesmice!”.
Desmotivação: Insatisfação com o ambiente de trabalho, falta de identificação com os valores da empresa, com a equipe de trabalho.
Se reconheça
Antes de decidir por uma transição de carreira é importante reconhecer, eu quero mesmo mudar ou só estou precisando de ajustes no meu relacionamento com o trabalho?
1 – Como eu me relaciono com o trabalho hoje? O que eu me imagino fazendo para o resto da vida?
No Brasil os vínculos de emprego estão se diversificando, porém existem três padrões que levamos em consideração para as decisões de carreira: serviço público, emprego corporativo (CLT), empreendimentos e trabalhos liberais. Você já avaliou qual desses melhor se encaixa para você?
2 – Qual meu parâmetro de felicidade e sucesso na vida?
Nós estamos em um modelo cultural em mudança constante porém, ainda priorizamos a vida profissional que possa garantir um padrão financeiro que consideramos adequado. Você já parou para pensar em qual padrão de vida você quer ter? Quais recursos você quer ter para ter uma vida que você considera de sucesso e feliz?
3 – “Não compare seus bastidores, com o palco dos outros” – Não existe mundo ideal!
Quando o conflito surge tendemos naturalmente a buscar comparações. Busque referências, busque o que te inspira e motiva. Mas, cuidado: não busque se comparar a outras pessoas! Essa decisão precisa ser sua, busque o que você quer viver, o que te faz feliz! No fim de tudo, a vida será sua, imagine a alegria de olhar para trás e reconhecer que você lutou pela sua felicidade e dos que você ama!
4 – Reconheça o “preço a pagar”
Antes de qualquer tomada de decisão precisamos ser sinceros conosco mesmos e nos perguntar se queremos assumir os riscos e desafios da escolha. Para que seja mais acertada, busque conhecer na prática as possibilidades de carreira e profissões que você tem. Faça contatos com quem já está na área, sem medo!
5 – Prepare-se para a decisão – Se você está lendo aqui é por que algo precisa mudar, a pergunta é: Você precisa mudar? Sua Carreira precisa mudar? ou Sua profissão precisa mudar?
Decida-se
A busca de desenvolvimento pessoal, recolocação profissional ou mudança de área de trabalho, exige um bom planejamento e mudança de estratégia. Imagine que você está guiando um carro em uma rodovia a 100Km/h e percebe que precisa pegar a próxima saída que está a 20 metros de distância, se por impulso você tenta, poderá causar um acidente. A decisão mais prudente neste caso é recalcular a rota. Seja para voltar ao percurso original ou para mudar o destino.
6 – Não tenha medo da Mudança! – Independente da escolha que você fizer, será um passo rumo a uma vida mais plena e feliz. Vamos juntos, a vida é feita de erros (a gente chora, ri e aprende com eles) e de acertos, quanto mais erros mais acertos e vitórias temos!
Vamos Juntos!!!
Excelente texto!! Muito obrigada, Aline!
Estou amando ver suas contribuições aqui no site. 🙂