Shalom

Trend Mariana: a amizade com Maria através das peregrinações

A peregrinação rumo ao próximo CJS pode ser tão complexa quanto ir à Terra Santa ou tão simples, como visitar a paróquia ou um santuário mariano local.

comshalom

Neste mês de maio, o Projeto Juventude para Jesus completa 35 anos de fundação. Não por acaso, a data é celebrada no mês de Nossa Senhora. É um lembrete da presença da Toda Pequena na história da juventude Shalom.

Por providência, também no dia 12 de outubro de 2024, a Comunidade Católica Shalom irá realizar o CJS Internacional em Fortaleza (CE), em comemoração aos 35 anos do Projeto Juventude para Jesus (PJJ). A data marca o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Durante esse período até a data de início do CJS, nós iremos percorrer alguns caminhos espirituais para nos aproximar ainda mais de Maria, viver algumas trends (tendências) marianas e crescer na amizade com ela. A primeira delas é a peregrinação aos santuários marianos.

Como uma peregrinação pode mudar a sua vida?

Quando se anuncia uma nova edição do Congresso de Jovens Shalom, nosso coração (e também nossos pensamentos) já imaginam como se fará para nos deslocarmos para uma cidade, talvez distante, até desconhecida da maioria das pessoas e viver mais uma experiência inesquecível com o próprio Deus. São José, nosso patrono e amigo também nos auxilia nessa tarefa de muitas formas e talvez uma das melhores é nos preparando para uma peregrinação, uma jornada rumo a um encontro com Nossa Senhora.

Você já deve ter ouvido falar ou mesmo conhece pessoas que fizeram uma experiência de encontro com Deus através de uma peregrinação. É uma devoção espiritual, uma iniciativa que parte de Deus e que encontra correspondência no coração do homem, em seu anseio mais profundo de um encontro com o Senhor.

A sós ou em grupo, os peregrinos empreendem longas jornadas em busca de autoconhecimento, redenção, descobertas, propósitos e grande crescimento na fé. No início do cristianismo, as pessoas visitaram não só os lugares que Jesus tinha caminhado, queriam estar nas cidades, Igrejas e nos lugares por onde passaram vários santos, o que lhes permitiu se aproximar deles e ratificar a sua existência. A peregrinação, contudo, é mais do que visitar lugares que marcam um acontecimento histórico e registrar os locais onde viveram pessoas importantes. O Papa Bento XVI explicou a dimensão espiritual da peregrinação quando visitou Santiago de Compostela:

“Ir em peregrinação não é simplesmente visitar qualquer lugar para admirar os seus tesouros naturais, da arte ou da história. Antes de tudo, peregrinar significa ir ao encontro de Deus onde ele se manifestou, onde a graça divina se mostrou com particular esplendor e produziu abundantes frutos de conversão e santidade entre os crentes.”  

São João Paulo II também falando sobre a peregrinação aos lugares relacionados com a história da salvação recorda sua peregrinação à Terra Santa e exprime como sua passagem por este lugar renovou sua vida interior e sua missão:

“Ó lugar, quantas vezes te transformaste antes de passares d’Ele a mim, ainda não eras um lugar exterior, mas apenas o ventre de sua Mãe. Que sensação saber que as pedras sobre as quais caminho em Nazaré são as mesmas que tocavam seu pé, quando ainda era ela o Teu lugar, único no mundo […] por isso não posso pisar-te com meus pés, devo ajoelhar-me. E eu levar-Te-ei comigo, transformar-Te-ei dentro de mim num lugar de novo testemunho” (K. Woytila, Obras Literárias. Poesias e Dramas, 1993, p.124). 

O Catecismo da Igreja Católica acrescenta outra dimensão, lembrando-nos que ir em peregrinação é um resumo da vida terrena: 

“As peregrinações evocam a nossa marcha para o céu. São tradicionalmente tempos fortes duma oração renovada. Os santuários são, para os peregrinos à procura de suas fontes vivas, lugares excepcionais para viver em Igreja, as formas da oração cristã” (CIC 2691).

A peregrinação é um convite para a superação

As dificuldades encontradas podem se tornar um transtorno para os viajantes, e não apenas aquelas relacionadas à saúde ou mesmo as dificuldades materiais. Peregrinar significa em primeiro lugar aprender com Maria a se desinstalar, como ela mesmo o fez na sua visita a sua prima Isabel (Lc1 39-45) e mesmo com nossas indagações frequentes, devemos prosseguir decididamente.

Não por acaso, em nossas peregrinações rumo ao trabalho, estudo e tarefas cotidianas, estamos sempre em movimento de saída e devemos nos recordar que o próprio Deus caminha conosco, como diz o salmista: “felizes os homens cuja força está em Ti, e que guardam as peregrinações no coração, ao passar pelo vale do bálsamo, eles o transformam em fonte, e a primeira chuva o cobre de bênçãos” (Sl 83,6s).

Tal como outros chamados de Deus, mas numa versão resumida da vida, a peregrinação vai nos pedir muita coragem e uma vontade firme para concluir etapas. Em contrapartida, esse caminho vivido com Maria pode lhe ajudar a aprender mais sobre si mesmo e sobre as virtudes que te levam adiante. Em algum momento da caminhada você vai achar que esse chamado de Deus é loucura, porém passo a passo, vai se recordar que é fiel Aquele que colocou esse propósito em teu coração. Em busca de objetivos maiores, caminhamos sempre.

>> Conheça a página especial dos 35 anos do Projeto Juventude para Jesus

O caminho te ensina sobre o desapego

O fato de viver apenas com o essencial estimula o aprendizado de que precisamos de pouco para viver uma vida feliz. Ao partir de nossa casa mesmo em uma breve jornada, podemos escolher “sobreviver” somente com aquilo que se escolheu como item de primeira necessidade e colocar tudo na mochila. Devemos caminhar leves, tanto do ponto de vista material quanto na nossa vida interior. Muitas vezes nossa bagagem interior pesa mais do que nossas malas de viagem, e isso é uma verdade assustadora.

É desafiador de um dia para o outro, não ter o conforto de um carro, da comida de casa, a variedade de roupas, os acessórios, lidar com pessoas totalmente diferentes, e com tantas outras coisas que nos cercam. Sentimos falta das coisas que consideramos essenciais para viver, mas, aí temos um ponto. Será que as coisas que deixamos para viver nossa experiência com Deus realmente são essenciais para nós?

O consumismo é um dos grandes perigos em uma peregrinação, pois se vivemos nosso encontro com Deus e o transformamos em uma experiência superficial, podemos perder nosso referencial, nosso verdadeiro objetivo nesse encontro. Perdemos a capacidade de discernir sobre o útil e o fútil, o sonho se tornando realidade e a fantasia dos pensamentos intrusivos implementada.

Precisamos então acolher o essencial como uma grande graça dada por Deus para crescermos no dom da partilha, de tudo o que temos e somos. Que grande alegria vivermos essa peregrinação com Maria, e deixar ela nos ensinar sobre encarar nossa vida como uma grande missão.  

Com Maria, rumo ao CJS

Ir em peregrinação, portanto, é um aspecto importante da vida espiritual. E a peregrinação rumo ao próximo CJS pode ser tão complexa quanto ir à Terra Santa ou tão simples, como visitar a paróquia ou um santuário mariano local. 

Deseja fazer parte dessa experiência transformadora? Comece indo a um santuário mariano, seja da sua cidade ou de uma cidade próxima e faça uma oração sincera, um propósito com Deus de viver bem este encontro, de fazer essa experiência missionária. Convide os amigos, se coloque a caminho.

Seja qual for o tipo de peregrinação que irá realizar ou os movimentos para chegar em um determinado lugar, a ação corresponde a um desejo do nosso coração de se encontrar com a vontade de Deus. Esse desejo interior que Ele colocou no coração de cada um de nós, nos convida a viver cada dia na compreensão e na certeza de que este mundo não é a nossa pátria, mas uma preparação para o nossa morada eterna no céu. Que Maria, a peregrina do Pai, a Porta do Céu nos ajude a chegar lá e viveremos felizes, para sempre. Shalom!

Particepe do CJS Internacional

Neste ano, o Projeto Juventude para Jesus da Comunidade Shalom celebra 35 anos. Para além da semana do aniversário, de 19 a 25 de maio, a Assessoria Jovem da Comunidade tem preparado uma série de comemorações que acontecerão ao longo do ano festivo, tais como: acampamentos especiais, Escola Ronaldo Pereira, Expedição Jovens e os Pobres (para Cruzeiro do Sul), em junho de 2024, mas o ápice da celebração acontecerá no Congresso de Jovens Shalom Internacional, que acontecerá Fortaleza em outubro de 2024.

Garanta sua inscrição!

Serviço

Congresso Internacional de Jovens Shalom (CJS)
Tema: “Os que esperam no Senhor, revigoram suas forças”
Data: 11 a 13 de outubro de 2024
Local: Fortaleza (CE)
Site oficial: Juventude Sh


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.