A Comunidade Católica Shalom, Missão Aracaju/SE, promoveu, do dia 27 a 29 de Setembro, o Tríduo da Palavra, com o objetivo de levar as pessoas a se apaixonarem pela Palavra, por meio da intimidade com Ela, ou seja, da oração.
A primeira coisa que devemos destacar como reflexão é que, precisamos construir e alimentar o desejo de assumir as Sagradas Escrituras como voz de Deus em nossas vidas. Para isso, temos como instrumento a leitura orante da palavra ou lectio divina, como também é conhecida. “A Palavra de Deus tem o poder de nos recriar, nos gerar, nos santificar a partir de dentro de nós”.
“Aprouve a Deus na sua bondade e sabedoria, revelar-se a Si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade (cfr. Ef. 1,9); segundo o qual os homens, por meio de Cristo, Verbo encarnado, têm acesso ao Pai no Espírito Santo e se tornam participantes da natureza divina” (cfr. Ef. 2,18; 2Ped. 1,4). (Dei Verbum, capítulo 1.). Para nos tornar possível uma relação com Ele próprio, por meio do seu Filho Jesus Cristo, Deus o encarna e, gerando-O no ventre da Virgem Maria, mulher apaixonada pela Palavra desde cedo; Maria aprendeu a escuta-la e obedece-la, cumprindo fielmente os desígnios de Deus em sua vida, tornando-se mãe do salvador.
Sendo assim irmãos, é importante acolher nosso chamado em nos tornar homens e mulheres da Palavra. Sejamos sedentos e fieis a Palavra, para que juntos sejamos discipulados pelo próprio Jesus Palavra e, por Ele enviados ao ide diário, na vida comunitária e social, como ministros da Palavra e ministros da Paz!
“Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras ignora o poder e a sabedoria de Deus; Portanto ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo”. (São Jerônimo).
Shalom!
Pe. Anderson Leão
Arquidiocese de Aracaju e Comunidade de Aliança Shalom/P2