Shalom

Tríduo de amor

comshalom
“Podemos nos referir como um tríduo de amor, um tempo de graça, que precisa da simplicidade e da abertura do nosso coração pra que seja vivido bem”, explicou o padre Célio Lourenço, durante o tríduo de Pentecostes, que aconteceu de 16 a 18 de maio. É um tempo de fazermos lembrança do nosso semináriode vida no Espírito Santo, entrada no grupo de oração e todo o propósito pelo qual fomos seduzidos por Deus para ofertar a nossa vida velha e adentrar em uma vida de conversão, abandono dos vícios e recomeçar. Deus deseja nos lançar mais longe ainda e realizar obras inesperadas em nossas vidas, já que o Espírito Santo traz sempre novidades, ou seja, nós como filhos somos chamados a ter um coração puro e inocente que se inclina à Deus pra receber tudo Dele, não nos deixando participar mecanicamente e sim deixando que o Espírito nos guie, sem nos acharmos maduros o suficiente porque sempre temos algo a aprender. E quando tudo tiver resposta não vai ter espaço para o mistério.
“Deus promete para a comunidade um novo Pentecostes de amor, de derramar o Espírito Santo em cada membro da comunidade e como resposta não podemos esquecer de nossas raízes, que somos feitos da renovação carismática e  que somos o povo de Deus que continua a caminhada”, afirmou padre Célio. E para reforçar isso, o Papa Francisco pedia em seu discurso à Renovação Carismática Católica para que os jovens não perdessem essa força. Ele diz: “Vocês, receberam um grande presente do Senhor. Vocês nasceram de um desejo do Espírito Santo como uma corrente de graça na Igreja e para a igreja.” A comunidade também pede para que não percamos o fervor, porque quando é espontâneo não é pesado, porque é fruto do amor.
Foi vontade de Deus e do Espírito Santo que vivêssemos a experiência que vivemos, no qual fomos batizados e renovados. Essa experiência acendeu em nós o desejo de ter uma vida sacramental, ir à missa, evangelizar, estar em comunidade e isso tudo é fruto do amor de Deus e nós não podemos perder essas atitudes simples que falam tanto dEle. “Vamos aproveitar momentos oportunos para exercitar a vontade de Deus e deixar que quem conduza tudo é o Espírito Santo porque se formos por nós mesmos não conseguimos, nos apavoramos e nos momentos atribulados o espírito está perto”, disse padre Célio.
Dessa forma, o primeiro dom do Espírito Santo é o dom de si e faz com que nos apaixonemos por Jesus, como um imenso amor que se derrama sobre nós. E é importante que nos lembremos: ninguém pode controlar a graça do Espírito Santo, nem na nossa vida nem nas outras.
De acordo com o padre Célio, devemos pedir essas graças a Deus de crescer e renovar nossa experiência, ouvindo o chamado de seguir Jesus e abrindo nossos corações para o que Ele quer nos dizer diariamente. É uma tarefa difícil porque a nossa vontade humana quer sempre se sobrepor sobre a vontade de Deus, então é preciso que nos façamos pequenos, deixando-nos conduzir, porque sem o Espírito nenhum de nós é capaz de deixar Jesus tocar nossas férias e nos curar. É parte da nossa renovação também, ter um coração Mariano, porque naquele dia de Pentecostes os discípulos estavam reunidos com Maria, então sempre que rezamos com Nossa Senhora também rezamos com o Espírito Santo. Devemos pedir a graça de Deus pela devoção por Nossa Senhora e no colo dela encontraremos consolo e curas. Somos templo do Espírito Santo e Deus renova uma nova efusão nesse tempo para sermos guiados em nossa vida diária.
Por Bruna Fernandes

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.