A Semana Santa, ápice da espiritualidade cristã, é um tempo propício para crescer no amor. É através dos sacrifícios amorosos feitos neste período que podemos dilatar os nossos corações para o que verdadeiramente importa: amar de forma desinteressada, constante e genuína.
O verdadeiro amor, quando provado, resiste ao tempo e às maiores tribulações. Muitas crises de relacionamentos da modernidade acontecem porque estamos pouco dispostos ao sacrifício, resistentes à oferta autêntica de vida e presos em nossos planos mesquinhos, egoístas, que não incluem o outro e as suas questões.
Durante os próximos dias, teremos a oportunidade de crescer de forma concreta nas renúncias silenciosas, que acontecem no escondido que quase ninguém vê. Os santos do ordinário foram grandiosos porque muito amaram — ainda que não fossem publicamente conhecidos. O que nos aproxima da pessoa de Cristo é justamente a capacidade alargada de amar os demais sem esperar nenhum retorno — com coragem, renúncia e disposição.
Será que temos buscado o bem do outro acima do nosso? Será que temos pensado mais em nossas necessidades e deixado de lado a realidade que nos convoca diariamente para o amor concreto aos demais? Temos sido generosos nas obras amorosas em vista daqueles que vivem algum contexto de privação?
É tempo de alargar as tendas do nosso coração. De ser morada para os que estão cansados, famintos, perdidos e desfigurados. Quando saímos do nosso comodismo para fazer relação e viver por um outro, compreendemos a verdadeira dinâmica da vida: encarnada, entregue e cheia de sentido.
Que os nossos próximos dias não sejam ociosos e estéreis. Sempre podemos fecundar a terra com os nossos pobres sacrifícios, que sobem ao Céu como incenso suave de inestimável valor.
“Quando vires uma pobre Cruz de madeira, só, desprezível e sem valor, uma Cruz sem O Crucificado, não esqueças que essa Cruz é a tua Cruz: a de cada dia, a escondida, sem brilho e sem consolação —, que está esperando o Crucificado que lhe falta. E esse Crucificado tens que ser tu.” (São Josemaría Escrivá)
Uma santa e fecunda Semana Santa!
Retiro de Semana Santa Shalom 2022
A Comunidade Católica Shalom promoverá o seu tradicional retiro de formação e oração em uma edição híbrida. O encontro acontecerá dos dias 14 a 17 de abril de 2021 e será transmitido pelo Canal no YouTube. Entre os pregadores do retiro, estão Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Shalom. Na programação ainda haverá a tradicional Via-Sacra organizada pelos artistas Comunidade Shalom.
A inscrição para o Retiro de Semana Santa é gratuita, clique no link e faça já a sua inscrição.
[CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição]
Meditações para a Semana Santa
Meditações para a Semana Santa já está à venda nas Edições Shalom. A obra, que é um auxílio para a boa vivência do espírito litúrgico desse tempo especial, será utilizada pelos participantes do Retiro da Semana Santa 2022, da Comunidade Católica Shalom. Essa edição traz orientações e reflexões para oito dias, do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa. A semana mais importante para a fé católica será meditada segundo o versículo de Jo 13,34: “Amai-vos como Eu vos amei”.
Adquira o livro Meditações para a Semana Santa
Serviço
Retiro de Semana Santa (on-line)
Quando: 14 a 17 de abril de 2022
Onde: Canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube
Inscrição para o retiro on-line: semanasanta.com.br