Formação

Tu me amas mais do que estes?

comshalom

“Tu me amas mais do que estes?”

“Sim, Senhor, tu sabes que te amo.”

“Apascenta os meus cordeiros”. (Jo 21, 15)

No decorrer da história da Salvação, o Senhor tem feito, de diversas maneiras, esta mesma pergunta àqueles a quem deseja confiar a vida de outros filhos: TU me amas MAIS que os outros? A condição para servir o Senhor parece ser muito mais o amor especial que alguns têm por Ele, que o amor que Ele tem por todos igualmente.

De Noé aos santos, a entrega e o serviço ao Senhor têm sido feitos na medida em que cada um destes servos ama o Senhor “mais que os outros”. Não por mérito próprio, mas por escolha e por convite do Senhor. Maria, escolhida e convidada para amar mais, transborda o seu coração ao dizer: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Maria faz-se escrava. Sua vontade é fazer a vontade do Senhor, porque o ama. Assim como Maria, a serva plena de graça, Noé, Abraão, Moisés, Davi, os profetas e todos os outros: são escolhidos para amar mais, para crer mais, apesar dos seus pecados e fraquezas, acreditando, apesar das circunstâncias mostrarem muitas vezes o contrário, e amando fielmente a Deus, apesar de todas as dificuldades e perseguições.

Os santos, esses grandes servos do Senhor, procuraram ser fiéis ao chamado do Pai, vivendo em profundidade o amor a Deus, cujo resultado era a vida de serviço totalmente consagrada ao Senhor. Da mesma forma, o Senhor chama ao amor todo aquele que Ele escolhe para o Seu serviço. Seremos servos do Senhor, à medida que amarmos a Deus acima de todas as coisas.

Amar a Deus acima de todas as coisas é dizer com Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se me mim segundo a tua palavra”. Amar a Deus é submeter-se incondicionalmente à vontade do Pai, na concreta renúncia de si mesmo, dos próprios interesses, dos próprios conceitos e opiniões. Amar a Deus é não possuir mais vontade própria, mas buscar incansavelmente conhecer e mergulhar na vontade do Pai. Amar a Deus é estar desapegado da própria vida e saber que ela já não mais lhe pertence, e com isso estar livre para glorificar a Deus em todas as coisas. Amar a Deus é ser como uma folha seca que se deixa levar pelo sopro do Espírito Santo. É estar totalmente disponível para servir o Senhor naquilo a que Ele conduzir, da maneira como Ele escolher, e durante o tempo que Ele quiser.

Fonte: Arquivo Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.